CIA 2a. Aula: José como Governador do Egito

2ª. Aula: José como governador de todo o Egito.
Data: 13/04/2014
Texto: Gênesis 45:5 – “Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos pese aos vossos olhos por me haverdes vendido para cá; porque para conservação da vida Deus me enviou adiante de vós.”

Introdução

Na aula passada vimos que José deixa a prisão e vai se apresentar a Faraó, porque nenhum mago do Egito conseguiu decifrar os sonhos que o Faraó teve:
“E aconteceu que, ao fim de dois anos inteiros, Faraó sonhou, e eis que estava em pé junto ao rio. E eis que subiam do rio sete vacas, formosas à vista e gordas de carne, e pastavam no prado. E eis que subiam do rio após elas outras sete vacas, feias à vista e magras de carne; e paravam junto às outras vacas na praia do rio. E as vacas feias à vista e magras de carne, comiam as sete vacas formosas à vista e gordas. Então acordou Faraó.
Depois dormiu e sonhou outra vez, e eis que brotavam de um mesmo pé sete espigas cheias e boas. E eis que sete espigas miúdas, e queimadas do vento oriental, brotavam após elas. E as espigas miúdas devoravam as sete espigas grandes e cheias. Então acordou Faraó, e eis que era um sonho.” Gn 41:1-7.

Nenhum mago do Egito conseguiu decifrar este sonho, mas Deus deu a interpretação a José:
“Então disse José a Faraó: O sonho de Faraó é um só; o que Deus há de fazer, mostrou-o a Faraó. As sete vacas formosas são sete anos, as sete espigas formosas também são sete anos, o sonho é um só. E as sete vacas feias à vista e magras, que subiam depois delas, são sete anos, e as sete espigas miúdas e queimadas do vento oriental, serão sete anos de fome.” Gn 41:25-27.
Assim nós vimos na aula passada que José se tornou a segunda pessoa mais importante do Egito e disse ainda o que Faraó tinha que fazer para se preparar para estes sete anos de fome sobre a terra.

O CUMPRIMENTO DOS SONHOS

Segundo os sonhos de Faraó que José interpretou, sete anos de fartura vieram sobre toda a terra e José, como Governador do Egito, “… ajuntou todo o mantimento dos sete anos, que houve na terra do Egito; e guardou o mantimento nas cidades, pondo nas mesmas o mantimento do campo que estava ao redor de cada cidade.” Gn 41:48c.

Findos esses sete anos a fome veio, mas no Egito havia comida e toda a gente ia ao Egito e curvava-se diante do Governador em busca de comida.
Hoje estamos num grande Egito, mas nosso José vive, Jesus. E nesta fome espiritual ele nos sustenta, dando-nos o alimento. Nós merecemos? Não! Mas ele nos mantém pelo seu amor a nós, porque o aceitamos como o nosso Salvador.
Assim se deu com os irmãos de José. Foram a ele no Egito e José os reconheceu, mas eles não o reconheceram. Pensavam que estava morto, da mesma maneira que muitos acham que Jesus está morto, mas ele está vivo para interceder junto ao Pai por nós.
Assim sendo, José se declarou a eles. Vocês não me conhecem, mas eu os conheço. Eu sou José, vosso irmão que vendestes para o Egito. Eles temeram: Agora José vai se vingar. Mas José os acalmou: “Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos pese aos vossos olhos por me haverdes vendido para cá; porque para conservação da vida Deus me enviou adiante de vós.” Gênesis 45:5.
Bem, agora faltam ainda 2 anos de fome sobre a terra, quero que tragam meu pai e toda a família. E assim Jacó foi para o Egito.

“Todas as almas que vieram com Jacó ao Egito, que saíram dos seus lombos, fora as mulheres dos filhos de Jacó, todas foram sessenta e seis almas.” Gênesis 46:26.
José morreu, tendo uma vida como tipo do Senhor Jesus. Sofreu para guardar o seu povo. Jesus sofreu para preservar o seu povo judeu, que o rejeitou. Então Ele levantou uma igreja que um dia subirá com ele e voltará para reinar neste mundo: Israel e a Igreja.
O povo de Israel cresceu, multiplicou-se muito e o Faraó amigo de José e o próprio José morreram. Outros governos vieram e passaram a escravizar aquele povo.
Trabalhavam dias e dias por 430 anos (Êx 12:40) e maltratados eles se lembraram de um fato importante: Deus prometeu aos nossos pais, Abraão, Isaque e Jacó uma terra para nossa habitação. Como voltar? O Faraó não nos deixará ir e ele tem carros para matar qualquer que fugir. Vamos orar, pedir a Deus que nos tire desta escravidão.     Queremos ser livres, queremos voltar para a terra.

Top