Circular 012-23: Orientações Adicionais para o Seminário de CIAs – Março de 2023

IGREJA CRISTÃ MARANATA

Vila Velha/ES, 23 de fevereiro de 2023

CIRCULAR
N.º 012/23


ORIENTAÇÕES ADICIONAIS PARA O SEMINÁRIO DE CRIANÇAS INTERMEDIÁRIOS E ADOLESCENTES – MARÇO DE 2023

    Comunicamos aos Pastores e Igrejas as orientações adicionais para o Seminário do mês de março de 2023, referentes às classes de Crianças, Intermediários e Adolescentes – CIAS.

    O tema do Seminário é: “Louvai ao Rei dos reis!”. O objetivo do Seminário é levar as classes a louvarem a Jesus, o Reis dos reis, em todo o tempo, pois um dia Ele nos salvou e, em breve, nos levará para o Seu reino de justiça e paz. O material completo do Seminário do mês de março, estará disponível até o dia 28/02/23, por meio do site oficial de CIAS: http://www.ciasmaranata.org.br.

    I. Orientações adicionais às classes de 0 a 15 anos:
    Quanto à organização dos Seminários, cada ministério deverá observar as seguintes orientações adicionais:

    1. Convidados: as Crianças, Intermediários e Adolescentes, bem como toda a Igreja, deverão ser orientados a convidarem, especialmente, seus familiares e amigos para o Seminário.

    2. Autorização dos Pais: deverão ser evitados grandes deslocamentos, devendo ser dada preferência para realização nas Igrejas locais ou polos. Excepcionalmente, se houver necessidade de deslocamento de Crianças, Intermediários e Adolescentes, deverá ser providenciada a devida autorização dos Pais ou responsáveis, quando necessário.

    3. Identificação: todas as Crianças, Intermediários e Adolescentes deverão usar crachá, contendo as seguintes informações: nome completo, Igreja a que pertence, nome do Pastor e telefone de contato.

    4. Recepção dos participantes: é importante que o grupo de Professores se organize para recepcionar todas as Crianças, Intermediários e Adolescentes, dando-lhes as boas-vindas e direcionando-os aos locais que irão se assentar. Eles devem sentir o cuidado e amor da Igreja para com eles todos os dias, mas principalmente no dia do Seminário.

    5. Onde se assentam os Professores: os Professores se assentarão no meio das fileiras.

    6. Abertura e encerramento: a abertura do Seminário será feita por um Pastor, que dará a todos a palavra de “BOAS-VINDAS”. Após, será feito o clamor pelo sangue de Jesus e imposição de mãos. A seguir, o Pastor passará a palavra para a Professora que conduzirá o período de louvor.
    Ao final da segunda aula, o Pastor assumirá novamente para encerrar o Seminário. Nesse momento, procederá à entrega dos dons espirituais e dará uma palavra de encorajamento e esclarecimento, orientando as Crianças, Intermediários e Adolescentes que fizerem sua decisão pelo Senhor.

    7. Assistência: após o encerramento, se processará a assistência. Haverá oração por aqueles que necessitarem. Diáconos e Obreiros devem ser convocados para a assistência. Lembramos que a assistência deve continuar após o Seminário.

    8. Escolha das Professoras: as aulas e os períodos de louvor do Seminário serão ministrados por Professoras das classes da Escola Bíblica Dominical, a serem definidas pela coordenação regional, mediante consulta ao Senhor. O critério adotado é uma vida de testemunho e capacidade de transmissão da mensagem para um grupo maior de Crianças, Intermediários e Adolescentes. As Professoras também devem possuir linguagem e didática adequadas para as respectivas classes.

    9. As Professoras que serão usadas: as Professoras que serão usadas no Seminário, seja no louvor, palavra ou gestos, devem estar atentas quanto aos trajes, evitando, ainda, usar maquiagens fortes, bijuterias (brincos, pulseiras, anéis) grandes, reluzentes e que façam barulho, bem como tudo que possa tirar a atenção das classes e visitantes.
    As Professoras não devem ser o foco da atenção, e sim o ensino que está sendo trazido. Portanto, devem se apresentar de maneira discreta, buscando comunhão e a graça do Senhor.

    10. O período de louvor: as Professoras que conduzirem os períodos de louvor dos Seminários de Crianças ou Intermediários, poderão contar com o auxílio de até duas Professoras para fazerem gestos juntamente com elas. As Professoras, para os gestos, devem se posicionar uma de cada lado do púlpito, com o fim de facilitar a visualização por parte das Crianças e Intermediários.
    Nenhuma Professora deve segurar apostilas ou qualquer outro material de apoio no momento do louvor, uma vez que os gestos deverão ser ensaiados com antecedência, em material disponibilizado no site.
    Nos períodos de louvor do Seminário de Adolescentes, as Professoras não deverão fazer gestos, pois os Adolescentes, normalmente, se sentem constrangidos e se identificam mais com a classe de Jovens. Lembrando, ainda, que estarão presentes muitos Adolescentes visitantes, que também poderão se sentir constrangidos em fazer gestos.
    Nos períodos de louvor dos Seminários a orquestra júnior não deverá tocar, pois a prioridade é que as classes participem dos Seminários, ficando assentadas junto de seus convidados. Porém, durante todo o mês de março, a orquestra júnior poderá oferecer o louvor ao Senhor nos Cultos.

    11. A aula e tempo de duração: as Professoras que forem ministrar as aulas, deverão estudar atentamente as instruções que serão disponibilizadas no site, explorando as imagens colocadas em cada slide. As instruções servem para nortear as Professoras, porém, não se deve portar qualquer folha diante das classes.
    O tempo da aula não deve ser superior a 20 minutos. Todos os slides são autoexplicativos.
    Lembramos que as classes, principalmente as de Crianças e Intermediários, perdem a atenção rapidamente. Caberá aos Pastores a orientação neste sentido.

    12. O material didático: os slides da aula e do período de louvor, não devem ser utilizados antes dos Seminários, seja na projeção no momento dos Cultos, seja para ensaios com as classes. Lembramos que esse material é uma “surpresa” para as classes e convidados.
    Os slides devem ser verificados com antecedência, a fim de constatar se todas as telas são exibidas sem travamentos e se eventuais animações estão funcionando corretamente. Verificar, ainda, se a configuração das frases e imagens está correta, uma vez que algumas versões do Office podem alterar a configuração das fontes. Caso as frases estejam desconfiguradas, deverá ser providenciada a configuração prévia dos slides ou trocado o computador para um que tenha a versão que não apresente diferenças na apresentação dos slides.
    Não se deve retirar, incluir ou modificar nenhum slide das aulas, uma vez que todas as imagens dos slides foram selecionadas e avaliadas pelos Pastores do Grupo de Trabalho de CIAS.
    O material didático disponibilizado não diminui a necessidade de preparo espiritual de cada Professora para a transmissão do ensino, por meio do jejum, oração, madrugada, leitura da Palavra, alcance da revelação por meio do Corpo, etc. Precisamos da graça do Senhor, da presença do Espírito Santo para transmitirmos o ensino! “Disse pois: Irá a minha presença contigo para te fazer descansar.” Ex 33:14.

    13. Ornamentação de templos: os templos já possuem a ornamentação orientada pelo Espírito Santo, a saber, o arranjo do púlpito. As Professoras não devem ornamentar os templos com balões, trombetas ou com qualquer outro tipo de enfeites. Vamos lembrar que as Crianças não podem perder a referência de que estão entrando na casa de Deus, que é “casa de oração”. “… A minha casa será chamada casa de oração;” Mt 21:13b. “A bênção do Senhor é que enriquece; e não traz consigo dores.” Pv 10:22-6.

    14. Cuidados Especiais: lembramos a necessidade das Crianças, intermediários e Adolescentes se alimentarem em suas casas, antes de virem para o encontro.
    Não deverão participar dos Seminários Crianças, Intermediários e Adolescentes enfermos (com sintomas de gripe, febre, vômito, diarreia, nem com doenças contagiosas, como conjuntivite, sarampo, catapora, caxumba).

    15. Apoio: deverá haver equipes de apoio para conduzir as Crianças, Intermediários e Adolescentes aos banheiros, antes do início e depois das aulas. Deve-se evitar que Crianças, Intermediários e Adolescentes se levantem durante o Culto. Já é ensino da Obra que as Crianças não saiam durante os Cultos. Caso uma Criança tenha uma necessidade importante imprevista, a Professora se certificará da situação, chamará uma Jovem da equipe de apoio, que levará a menina. Se for menino, um Jovem o levará.

    16. Experiências: cada região deverá encaminhar as experiências ocorridas nos Seminários do mês de março, incluindo fotos e vídeos das Evangelizações. O material deverá ser encaminhado para o e-mail: [email protected].

A Paz do Senhor
Secretaria da Igreja Cristã Maranata

  Rua Torquato Laranja, Nº 90, Centro
  CEP.: 29100-370 – Vila Velha/ES – Brasil
  Telefone (27) 3320-3300

www.igrejacristamaranata.org.br
[email protected]

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