Comunicado 002-16: Orientação para a Escola Bíblica Dominical e Seminário de CIA's

IGREJA CRISTÃ MARANATA

Vila Velha/ES, 13 de janeiro de 2016

CIRCULAR
N.º 002/16

ORIENTAÇÃO PARA A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL E SEMINÁRIO DE CRIANÇAS, INTERMEDIÁRIOS E ADOLESCENTES

    Comunicamos às igrejas e pastores as orientações para o Seminário das Crianças, Intermediários e Adolescentes, no mês de março de 2016, que terá como tema geral: Jesus, O Abrigo Seguro.

    “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.” Sl 91:1

    O objetivo do estudo é mostrar às nossas crianças, intermediários e adolescentes que, num mundo em que as pessoas sem Jesus estão inseguras, preocupadas, expostas a todo tipo de mal, nós temos Jesus, ABRIGO SEGURO, que nos traz segurança, proteção, descanso (sombra) e vida eterna.

    1. Cultos especiais

    Serão realizados cultos especiais em todos os finais de semana. Nesses cultos a mensagem e os louvores das crianças e adolescentes poderão ser projetados.

    Os pastores que desejarem poderão falar sobre os assuntos das aulas – Jesus, o Abrigo Seguro – no culto de domingo à noite ou no dia em que julgarem conveniente, desde que não antecipem as aulas do seminário.

    Os louvores da coletânea de CIA´s serão entoados pelas crianças e adolescentes, juntamente com a igreja.

    Deve-se dar ênfase à participação das crianças, intermediários e adolescentes nos cultos, com louvores e orações de glorificação ao Senhor.

    Deve-se priorizar a assistência às crianças, intermediários e adolescentes após os cultos, incluindo os visitantes.

    2. Assuntos para as aulas a serem ministradas na Escola Bíblica Dominical

    Dia
    Assunto
    Textos Fundamentais das Aulas
    06/03/2016
    1ª Aula: O abrigo preparado por Deus desde a Eternidade
    Sl 91:1
    13/03/2016
    2ª Aula: A tenda do Senhor
    Ex 33:11
    20/03/2016
    3ª Aula: Jesus, o abrigo contra a tempestade
    Mt 8:26-27
    27/03/2016
    4ª Aula: A Ceia do Senhor
    Lc 22:15

    3. Materiais para apoio

    O material doutrinário tem por objetivo auxiliar os professores para a ministração das aulas da Escola Bíblica Dominical e já se encontra disponibilizado para as igrejas no site www.satelitemaranata.org.br.

    As aulas escritas, slides, louvores (áudios, gestos, letras e cifras) referentes aos seminários também já se encontram disponibilizados nos sites: www.satelitemaranata.org.brwww.radiomaanaim.com.br.

    Os materiais (crachás, coletâneas, convites, diários de classe, cartazes, lembrancinhas) já estão disponíveis para a realização dos pedidos pelas igrejas.

    Os louvores para o mês de março de 2016 foram revisados e se encontram na coletânea de hinos de crianças, intermediários e adolescentes, a qual não possui hinos novos. O objetivo é de se consolidar nas igrejas os louvores já disponíveis na coletânea.

    4. Seminários

    No mês de março deverão ser realizados os seminários com as crianças, intermediários e adolescentes.

    Os seminários deverão ser realizados dentro do mês de março, preferencialmente no sábado ou domingo, em data e horário a serem definidos pela Coordenação ou pastor local.

    Os seminários estão abertos aos visitantes e, preferencialmente, deverão ser realizados nos Maanains.

    Nas regiões, onde não for possível a utilização do Maanaim, sugere-se que seja escolhida a igreja mais central do polo, com o fim de diminuir os deslocamentos e facilitar o acesso aos visitantes, observando-se todos os cuidados relativos à segurança.

    Deve-se providenciar a devida autorização dos pais para o deslocamento das crianças, intermediários e adolescentes, se necessário.

    As aulas dos seminários serão a Primeira e Quarta aulas do cronograma do mês de março. Os temas serão:

    Primeira Aula: O ABRIGO PREPARADO POR DEUS DESDE A ETERNIDADE

    Segunda Aula: A CEIA DO SENHOR

    As aulas e períodos de louvor dos seminários serão ministrados por professoras, a serem definidas pela coordenação regional.

    A abertura dos seminários será feita pelo pastor ou diácono designado, o qual cumprimentará toda a igreja, saudando com a paz do Senhor e dando as boas-vindas a todos os presentes. Logo após, fará o clamor pelo sangue de Jesus e passará a direção para a professora que conduzirá o louvor.

    Ao término da primeira e segunda aulas, o pastor ou diácono assumirá novamente o púlpito. Os dons serão entregues ao final da segunda aula e, após o encerramento, será feita a assistência, com oração por aqueles que necessitarem.

    É importante que o grupo de professores se organize para recepcionar todas as crianças, intermediários e adolescentes, dando-lhes boas vindas e direcionando-os aos locais que irão se assentar. Eles devem sentir o cuidado e amor da igreja para com eles todos os dias, mas principalmente no dia do seminário.

    Ao final do seminário, deve-se anotar o endereço daqueles visitantes que pediram oração, caso queiram uma visita. Lembramos que a assistência deve continuar após os seminários.

    É importante a contagem dos visitantes no dia do seminário, para fins estatísticos. Os irmãos deverão montar uma estrutura que permita fazer essa contagem com exatidão.

    5. Observações Importantes

    1. Lembramos que março e agosto são meses de promoção de classes da Escola Bíblica Dominical.

    2. Ao término da programação os pastores enviarão ao Presbitério o relatório das experiências alcançadas com as atividades realizadas em cada igreja durante o mês.

    3. O resultado da assistência deve ser enviado para o e-mail comissaodedoutrina@presbiterio.org.br, conforme orientações e formulários a serem emitidas posteriormente às igrejas. O resultado será divulgado para as igrejas, pois é uma alegria para toda a Obra.

    4. Os professores poderão enviar dúvidas, sugestões, esclarecimentos e experiências para o email comissaodedoutrina@presbiterio.org.br.

    5. A circular referente às orientações do mês de março de 2016 será emitida posteriormente pelo Conselho Presbiteral.

    A Paz do Senhor

    Comissão de Doutrina, Fé e Ética.

        Presbitério Espírito Santense – Rua Torquato Laranja, 90, Centro
        CEP.: 29100-370 – Vila Velha – Espírito Santo – Brasil – Telefone (27) 3320-3300

     

    Se preferir baixe esse arquivo PDF:

    ARQUIVO
    DOWNLOAD
    VISUALIZAÇÃO
    Circular Nº 002-16 – ORIENTAÇÃO PARA A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL E SEMINÁRIO DE CRIANÇAS, INTERMEDIÁRIOS E ADOLESCENTES
Top