Comunicado 056/14: Nota de Esclarecimento sobre Eleições

CIRCULAR
N.º 054/14

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE ELEIÇÕES

“Admoesto-te pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens; pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade. Porque isto é bom e agradável diante de Deus, nosso salvador.” I Timóteo 2:1-3

Gostaríamos de deixar com a igreja uma palavra de orientação a respeito da postura do servo diante do processo eleitoral:

1. Para conhecimento dos membros da Igreja Cristã Maranata – Presbitério Espírito Santense e a quem mais possa interessar, informamos que não temos representantes legais para falar em nome da Igreja Cristã Maranata sobre assuntos ligados a políticos e partidos políticos, embora respeitemos a opinião de qualquer pessoa sobre o assunto, desde que seja de responsabilidade pessoal.

2. O voto é um direito de qualquer cidadão, e ninguém deve se omitir, para o bem do nosso país.

3. A escolha de candidatos é livre e todo cidadão tem a faculdade de se expressar livremente, desde que sua manifestação não comprometa nem envolva a comunidade da Igreja Cristã Maranata, nem seus dirigentes.

4. É norma da Igreja Cristã Maranata desligar automaticamente do ministério pastoral qualquer pastor membro do Presbitério que escolha fazer carreira política, mesmo como candidato, embora entenda que tal escolha deva ser respeitada, visto que os pastores da Igreja Cristã Maranata servem ao ministério da igreja por confissão de fé, sem vínculo empregatício e sem remuneração.

5. A Igreja Cristã Maranata não tem o propósito de se tornar partido político ou abrigar núcleos e células eleitorais, para no futuro se valer de possíveis benefícios com representantes e defensores de seus interesses.

6. A eleição para nós não tem um caráter político, mas profético, porque quando votamos não estamos apenas escolhendo e fortalecendo um nome, mas os poderes que esses nomes representam (ainda que não o saibam).

7. A eleição para nós, contudo, é um exercício de discernimento. Nós ganhamos quando discernimos bem o momento e aprendemos a separar os nossos interesses pessoais dos nossos objetivos espirituais.

8. Como fazemos no nosso cotidiano, quando queremos tomar uma decisão importante, consultamos ao Senhor, o nosso voto, também, é consultado.

9. COMO VOTAR?
    Recomendamos, antes de votar, realizar uma triagem dos candidatos considerando as forças que representam e o grau de relacionamento pessoal.
    Como exemplo, poderíamos hierarquizar os nossos critérios assim:

1) Postura em relação à Igreja;
      2) Parentes;
      3) Amigos;
      4) Evangélicos;
      5) Outros.

Após a triagem, iremos consultar ao Senhor os nomes em que pretendemos votar.

Consulte ao Senhor!

Meu candidato perdeu! Mas o irmão ganhou!
      Ganhou em obediência, fidelidade, comunhão, experiência, livramento.
      Sabemos que o Senhor sempre tem um caminho para o seu povo, para aqueles que obedecem… Apocalipse 18:4.

10. Por último, informamos que por obrigação e respeito, mantemos convivência amiga com políticos dirigentes e candidatos de qualquer partido, que são sempre bem-vindos e recebidos em nossos templos em qualquer ocasião, ficando dispensados de atender favores pessoais ou a grupos com recursos públicos, exceto nos casos de atendimento à ordem e ao direito dos cidadãos e da coletividade em geral.

11. Não esqueça de levar a cola, com o número dos candidatos para votação.

“…não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte.” Mt 5:14

A Paz do Senhor

Conselho Presbiteral.

Presbitério Espírito Santense – Rua Torquato Laranja, 90, Centro