Escola Bíblica Dominical 24/06/2012

PERGUNTAS DA SEMANA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
ASSUNTO: BASE DOUTRINÁRIA DA IGREJA
TEXTO FUNDAMENTAL: ATOS DOS APÓSTOLOS 23 A 28
OS CAPÍTULOS 23 A 28 DE ATOS DOS APÓSTOLOS RELATAM ALGUNS OBSTÁCULOS QUE TENTARAM IMPEDIR O PROJETO DO SENHOR PARA A CHEGADA DE PAULO A ROMA.

É POSSÍVEL IDENTIFICAR TRÊS (3) OBSTÁCULOS E COMENTAR A APLICAÇÃO PROFÉTICA DE UM (1) DELES?
OBSTÁCULOS QUE TENTARAM IMPEDIR O PROJETO DO SENHOR PARA A CHEGADA DE PAULO A ROMA
A ACUSAÇÃO DE TÉRTULO, O ORADOR – ATOS 24:1-8
O TRIBUNAL DE FÉLIX, FESTO E AGRIPA – ATOS 24:26 / 25:19 / 24:27 / 25:09
A CONSPIRAÇÃO DO CONSELHO DOS ANCIÃOS CONTRA PAULO – ATOS 22:30
A CONSPIRAÇÃO DO CONSELHO DOS ANCIÃOS CONTRA PAULO – ATOS 22:30
1. FERIR PAULO NA BOCA – ATOS 23:02
2. MATAR PAULO, ENVOLVENDO O TRIBUNO – ATOS 23:12-15
SUGESTÕES DE MENSAGENS
1. A IGREJA QUE NÃO SE CALA – ATOS 28:30-31
ROMA: O MUNDO E SEUS PODERES;
PAULO: A VOZ DO ESPÍRITO SANTO;
DOIS ANOS: UM MOMENTO PROFÉTICO;
HABITAÇÃO QUE ALUGARA: A IGREJA (CORPO);
RECEBIA TODOS: A GRAÇA É PARA TODOS; PREGANDO O REINO DE DEUS: MENSAGEM PARA A VIDA ETERNA;
ENSINANDO: A TRANSMISSÃO DA DOUTRINA REVELADA;
COM TODA LIBERDADE: DESCOMPROMETIDA COM O MUNDO;
COISAS PERTENCENTES AO SENHOR JESUS: A IGREJA TRANSMITE O QUE RECEBE DO SENHOR JESUS POR REVELAÇÃO;
SEM IMPEDIMENTO ALGUM: MENSAGEM QUE SATISFAZ A ALMA.
2. A ILHA DE MALTA – ATOS 28:1-2
ILHA DE MALTA: GENTIOS;
CHUVA: DIFICULDADES;
FRIO: FRIEZA ESPIRITUAL;
FOGUEIRA: O CALOR DO ESPÍRITO SANTO.
3. O ATAQUE DA VÍBORA NA MÃO – ATOS 28:3-6
A VÍBORA: FIGURA DO ADVERSÁRIO – OBSTÁCULO;
O VENENO: TENTATIVA DE ATINGIR O CORPO – O SANGUE;
O SANGUE DA IGREJA: SANGUE DE JESUS (PURO E GENUÍNO);
A MÃO: OS MINISTÉRIOS;
SACUDIR NO FOGO: VENCER O INIMIGO;
FOGO = LUZ + CALOR
LUZ: A REVELAÇÃO;
CALOR: O ESPÍRITO SANTO.
4. OS VENTOS CONTRÁRIOS – ATOS 27:13-14
VENTO SUL BRANDAMENTE: A AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO;
“O QUE DESEJAVAM”: RESULTADOS DA VIDA CONDUZIDA PELO ESPÍRITO SANTO;
“FAZENDO-SE DE VELA”: ABRIR O CORAÇÃO;
COSTEANDO A ILHA: PERTO DO PORTO SEGURO;
“UM PÉ DE VENTO”: FALSAS DOUTRINAS;
SUGESTÕES DE MENSAGENS NA INTEGRA
I – Título: A IGREJA QUE NÃO SE CALA
Texto: Atos 28:30,31 – “E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara e recebia todos quantos vinham vê-lo, pregando o Reino de Deus e ensinando com toda a liberdade as coisas pertencentes ao Senhor Jesus Cristo, sem impedimento algum”.
Roma: figura do mundo e seus poderes de governo mundial.
Paulo: a voz do Espírito Santo.
Dois anos: Um momento profético de oportunidade para salvação do mundo, momento esse em que o Espirito Santo iria tralhar no preparo da igreja fiel para ser arrebatada.
Habitação que alugara: O corpo (a Igreja) local da comunhão entre os irmãos.
Recebia todos: O Senhor recebe a todos – a graça (salvação) é para todos.
Pregando o Reino de Deus: mensagem para a vida eterna.
Ensinando: a transmissão da doutrina revelada.
Com toda liberdade: descomprometida com os poderes deste mundo (político, religioso, cultural,…etc).
Coisas pertencentes ao Senhor Jesus: a igreja transmite aquilo que recebe do Senhor Jesus por revelação.
Sem impedimento algum: a mensagem de Paulo satisfazia a alma e por isso não tinha motivo de impedimento.
II – MENSAGEM: A ILHA DE MALTA
Ats 28:1-2 – “Havendo escapado, então, souberam que a ilha se chamava Malta. E os bárbaros usaram conosco de não pouca humanidade; porque, acendendo uma grande fogueira, nos recolheram a todos por causa da chuva que caía e por causa do frio”.
Malta = Ilha de um povo gentílico. Paulo foi parar ali guiado pelo Senhor, para anunciar naquele lugar um evangelho genuíno aos gentios conforme era o projeto do Senhor para suas vidas.
Chuva = A Palavra narra que estava chovendo e fazendo frio e que por este motivo, acendeu-se uma fogueira. Aliada ao frio estava à chuva que mostra as dificuldades enfrentadas pelo homem no dia a dia, onde quando há ausência de calor (frio) com chuva, o resultado é a morte.
Frio =A Palavra narra que estava chovendo e fazendo frio e que por este motivo, acendeu-se uma fogueira. O frio mostra a condição do mundo e da religião em nossos dias que vivem uma frieza espiritual, tendo a carne (razão) conservada.
Fogueira =Presença do calor do Espírito Santo. Aquela fogueira ante ao frio que estava fez com que todo o povo se chegasse a ela, representando os cultos da Igreja fiel que são avivados pelo Calor do Espírito Santo, onde não há lugar para o frio e as vides (homem seco) são consumidas, sendo evidenciada somente a revelação.
III – MENSAGEM – Atos 28:3b a 6 – O ataque da víbora –
“E, havendo Paulo ajuntado uma quantidade de vides, e pondo-as no fogo, uma víbora, fugindo do calor, lhe acometeu a mão.” – Atos 28:3
VÍBORA: figura do adversário que tem tentado impedir que o projeto de Deus se cumpra.
É também figura do adversário que tenta envenenar o Corpo. As víboras só atacam quando percebem movimento, ou seja, a víbora não ataca quem está parado, pois para ela atacar é necessário que ela sinta presença de alteração de calor. O adversário está pronto para atacar quem está em movimento, ou seja, na dinâmica da Obra, pois quem está parado, já está do jeito que ele quer.
O VENENO – Atos 28:6 – O veneno injetado pela víbora no corpo é para inchá-lo, pois atua no sangue, com o propósito de levar o corpo à morte. A igreja fiel não é um corpo inchado, ou seja, cheio de pessoas que não têm vida. A Igreja Fiel não está envenenada pela víbora, porque o sangue que corre no meio da Igreja é puro e genuíno, pois esse sangue é o Espírito Santo.
O ataque da víbora na mão – Atos 28:3b e 5
A mão representa os ministérios. O perigo de transformar o ministério recebido por revelação do Senhor Jesus em ministérios profissionais que vivem de negócios e não aceitam o governo do Espirito Santo.
A grande investida do adversário sobre o ministério da Obra do Espirito é para tingir o corpo, ou seja, a igreja, pois quando a mão é atacada, todo o Corpo sofre, porém o Senhor Jesus tem nos dado livramento de todas as investidas, dando-nos vida.
O texto lido no verso 5 = “Mas, sacudindo ele a víbora no fogo, não sofreu nenhum mal.” = A saída para Paulo foi jogar a víbora no fogo, onde a mesma é consumida. Onde há fogo, não há espaço para víbora, pois ela foge do fogo.
A saída para a Igreja estar livre da víbora é estar perto do fogo, orando, jejuando, evangelizando, fazendo vigílias, madrugando, afastando-se do frio e da chuva que favorecem o ataque da víbora. A Igreja fiel não sofre nenhum mal porque o fogo do Espírito Santo está no meio dela, afugentando a víbora e aquecendo os corações. O sacudir a víbora é a ação não da mão isoladamente, mas sim de todo o Corpo. A vitória vem quando a Igreja se envolve com a revelação e assim não sofre mal algum, mas sempre vence a oposição, deixando que o fogo do Espirito Santo consuma aquilo que é do adversário.
Não há alternativa para a igreja senão envolver-se com o Fogo do Espírito Santo. Só existem duas alternativas a serem tomadas: a do frio e chuva que favorece o ataque da víbora que leva à morte ou a do fogo que leva à vida. O fogo é uma mistura de luz e calor, sendo aqui uma clara simbologia da revelação (Luz) e Calor do Espírito Santo. A igreja precisa ter luz (revelação) nos olhos e fogo (calor) no coração para alcançar a Eternidade.
IV – OS VENTOS CONTRTÁRIOS
Atos 27:13-14 – “E, soprando o vento sul brandamente, lhes pareceu terem já o que desejavam, e, fazendo-se de vela, foram de muito perto costeando Creta.
Ats 27:14 Mas, não muito depois, deu nela um pé de vento, chamado Euroaquilão”.
Por um lado “o vento sul soprando brandamente” – vento sul naquele ponto do hemisfério Norte não trás frio, mas calor. A acao do Espirito Santo para conduzir a vida do homem brandamente.
Terem tudo o eu desejavam: os resultados de uma vida conduzida pelo Espirito Santo
Fazendo-se de vela (levantando as velas do navio): abrir o coração para se deixar guiar pelo poder do Espírito Santo.
Costeando a Ilha de Creta: o sentido é de que, quem se deixa conduzir pelo Espirito Santo não se afasta para longe do lugar onde há porto seguro.
Um pé de vento: ventos contrários (falsas doutrinas) – união do vento norte e leste contra o vento sul: uma mescla doutrinária: EUROAQUILÃO.

Top