Estudo Crianças, Intermediários e Adolescentes 10/12/2012

O SENTIDO DO NATAL

3ª AULA

Miquéias 5:2 – “E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre milhares de Judá, de ti me sairá o que será Senhor em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.”

Mais uma profecia sobre o nascimento do Senhor Jesus, entregue 750 anos antes dele nascer!

Ela fala exatamente da cidade onde o Salvador iria nascer, Belém, uma cidade pequenina que ficava no território da Judéia, terra do rei Davi (deve-se levar um mapa de Israel para mostrar).

Vemos agora em Lucas 2 o cumprimento dessa profecia, como aconteceu.

Deus, que governa todas as coisas, estava zelando direitinho para que a sua palavra fosse cumprida. Então ele moveu o coração do imperador de Roma, César Augusto, a fazer um alistamento das pessoas que moravam no seu domínio, e o alistamento não era como hoje. Naquele tempo, todos tinham que ir para a sua cidade de origem, a cidade do seu nascimento, e dar o seu nome.

“E subiu também José da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém (porque era da casa e família de Davi), a fim de alistar-se com Maria, sua mulher, que estava grávida. E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz.” (Lc 2:4-6).

Que coincidência! Miquéias, o profeta, disse que Jesus iria nascer em Belém da Judéia, e Ele nasceu justamente ali, onde o profeta disse.

Não, não era coincidência do homem, mas, um trabalho de Deus Pai, desde a eternidade. Jesus nasceu em Belém da Judéia, isto é mais um ensino sobre o nascimento do Senhor Jesus.

Bem, voltando ao tal alistamento, nós podemos imaginar a luta para encontrar hospedaria para todos os que iam e vinham neste negócio de cada casal ter que ir à sua cidade natal, para ser alistado (recenseado é a palavra hoje, censo).

Maria, grávida do Filho de Deus, José respeitoso, acompanhando a esposa por ordem de Deus, em sonho dado a ele: “Não temas receber Maria, sua esposa, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo”. (Mt 1:18-25).

José perguntava: “Há um lugar para nós? Minha esposa vai ter neném”.

“Não, está tudo lotado.”

E José e Maria pararam numa estrebaria, lugar onde o gado fica.

Muito humilde, muito pobre, sem ajuda de ninguém, Maria ali teve Jesus, o Filho de Deus.

A estrebaria é tipo do coração humilde, que recebe Jesus como Salvador. Há corações como casas grandes, mas não têm lugar para Jesus. Hotéis, muitos cômodos, mas todos ocupados. Num quarto mora a mentira, no outro o orgulho, no outro a riqueza, e não há lugar para Jesus. Mas a estrebaria estava vazia! Era simples, humilde, foi ali que Jesus nasceu.

Como é o seu coraçãozinho? Você pode receber Jesus? Há lugar para Ele? Se houver, os anjos vão cantar Glória e Aleluia, porque Jesus nasceu no seu coração. Isso é Natal.

Nenhum rei do mundo, que nasceu nos seus lindos palácios, teve no dia do seu nascimento um anúncio tão maravilhoso como o do Senhor Jesus. Foi assim: Ali em Belém, uns pastores estavam, nas vigílias da noite, tomando conta dos seus rebanhos. Aí eles viram o anjo do Senhor com grande glória, e tudo resplandeceu no céu, e eles ficaram cheios de medo, e o anjo disse: “Não temais, porque eu vos trago uma grande novidade, uma alegria que será para todo o povo, nós também.” (Lc 2:10).

Na cidade de Davi, Belém, justo onde eles estavam, vos nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor.

E haverá um sinal: Achareis o menino enrolado em panos e deitado numa manjedoura, lugar onde o gado come!

Que humildade! Mas vejam que glória (Lc 2:13) “… no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo:” (fazer as crianças repetirem).

Lc 2:14 – “Glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens.”

Então a profecia de Gênesis 3:15 aconteceu. Deus prometeu Jesus e ele nasceu e os pastores foram lá ver e encontraram tudo direitinho como os anjos anunciaram. Deus teve boa vontade para conosco e nos deu Jesus.

Isto é Natal, Jesus nasceu e hoje vive e reina em nossos corações.

Top