Estudo Crianças, Intermediários e Adolescentes 17/12/2012

O SENTIDO DO NATAL

4ª Aula – Texto Fundamental – Mateus Capítulo 2:1-13

Data: 23/12/12

Mateus apresentou Jesus como Rei, conforme já foi ensinado nos estudos anteriores.
Pois bem, é Mateus quem nos conta de uns magos que moravam longe de Belém, no oriente, saíram da sua terra e vieram a Jerusalém, que era onde o rei Herodes tinha o seu palácio e morava.
Os magos vieram dirigidos por uma estrela, que era uma revelação de Deus para eles. E eles foram justamente ao palácio procurar Herodes e perguntaram onde estava o Rei que havia nascido.
Herodes (e toda a cidade) ficou muito perturbado e pensou: “Que negócio é esse? Um rei que nasceu e vai me tirar do trono?” Mas os religiosos tinham o Velho Testamento com eles se reuniram e a eles Herodes perguntou: “Onde está o Cristo?” Vejam o nome que ele usou? Não conhecia o nome Jesus, mas Cristo conhecia, porque significa “enviado”.
Aí os sacerdotes, os escribas, que copiavam a palavra, disseram: “O profeta Miquéias disse que é em Belém da Judéia” (Vocês agora já sabem das profecias, porque já as estudaram).
Os magos disseram: “Então vamos até lá”. Herodes, que era mau, chamou os magos e disse: “Olha, quando encontrarem o menino, venham aqui me dizer onde ele está, porque também eu quero adorá-lo”.
E a estrela continuou brilhando. A visão era clara, porque as revelações de Deus são assim. Até que chegaram a Belém e numa casa (notem bem a palavra de Deus: numa casa), encontraram Maria e o menino. Já havia passado cerca de um ano.
O povo de hoje manda cartões de Natal com figuras de Maria, José, os pastores e os magos e dizem que eram três os magos, mas a Bíblia não diz quantos eram. Tudo porque eles querem comemorar o Natal. Mas não sabem nada do que a Bíblia ensina e misturam tudo.
Nós estamos aprendendo pela Palavra a respeito do Natal de Jesus. Os magos, como eram homens nobres, estudiosos da astronomia e ciências, Deus lhes mostrou uma estrela que parou na casa certinha onde Jesus estava. Aí eles abriram seus tesouros e ofertaram um presente digno de Rei, porque Jesus é Rei: Ouro, incenso e mirra.
Esses presentes falam dos valores que Jesus iria precisar durante toda a sua vida:

Ouro – “… É-me dado todo o poder no céu e na terra.”
Incenso – Depois de crescer, ele glorificou o Pai com a sua vida de comunhão com o Pai, em oração.
Mirra – Fala do sofrimento que foi até o fim com sua morte pelos pecadores, pisando a cabeça da serpente, conforme já estudamos.

Ao findar o estudo, lembramos que o Senhor Deus revelou aos magos em sonhos que não voltassem pelo mesmo caminho, porque Herodes não queria honrar Jesus, mas queria matá-lo. E eles voltaram obedientes à revelação, por outro caminho para as suas casas.
Então você já recebeu o Senhor Jesus no seu coração? Jesus já nasceu na sua vida?
Agora é não voltar para o caminho de Herodes, mas seguir um caminho novo, o caminho do conhecimento do Senhor Jesus.
Isto é conhecer o Natal.

Top