Estudo para CIA – 15/12/2013

Aula 1 – 15/12/2013

Assunto: Mateus escreve sobre o nascimento do Senhor Jesus
Texto:
Mateus 1:18 – “Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo.”

Introdução
Mateus, o que escreveu o evangelho que leva seu nome, era um discípulo de Jesus. Ele começa o seu relato identificando a geração de Jesus Cristo. Isto significa que seus antepassados foram registrados nos cartórios como nós, quando nascemos:

Nome do bebê: – André ou Magda
Nome do pai: – ……………………..
Nome da mãe: – ……………………
Do avô: – ……………………………..
Da avó: – ……………………………..

Era assim também no passado. Então Mateus, que escreveu, de começo já deu o nome Jesus Cristo, filho de Davi, para dizer a qual família ele pertencia. Muito importante, porque Davi foi rei e assim Jesus já tem o registro que fala dele vindo desta família.
Bem, conta então 14 gerações desde Abraão até Jesus. Este registro é importante? Sim, porque mostra que Jesus viveu neste mundo, morreu por nós e voltará para nos buscar.

Mateus escreveu uma bela carta
Mt 1:18 – 2:1-12
A carta é importante para o povo judeu, porque Jesus era judeu, e para nós que somos servos dele.

Profetas do Velho Testamento falam dele
Is 9:6 – “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros (Ele é rei), e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.”
(Cantar: “O povo que andava em trevas” – nº 2215)
O profeta falou desta pessoa super importante 800 anos antes dele nascer.

A carta se cumpre
Ela se cumpre Porque é a Palavra de Deus.
Mateus viveu para ver esta profecia cumprida e assim ele pode nos contar.
A carta começa assim (Mt 1:18): Maria, a jovem que Deus escolheu para ser mãe de Jesus, estava noiva e ia se casar com um jovem que pertencia à tribo de Judá. Como muitos sabem, era a tribo a quem reis pertenciam. Vocês são capazes de citar, dizer o nome de um rei muito importante?
Davi. Ele foi pai de Salomão
Até José, marido de Maria, pertenceu a essa tribo: Judá.
Lucas 1:30 conta que Deus mandou o anjo chamado Gabriel à cidade de Nazaré, onde Maria morava, e lá falou com ela assim: “Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus e em teu ventre conceberás e darás à luz um filho e por-lhe-ás o nome de Jesus.”.
Certamente Maria nunca havia visto um anjo, então ele a acalmou e disse: “Não tenha medo!”.
Mateus então escreveu esta carta porque é muito importante. Há muita mentira sobre este nascimento e há pessoas que até adoram Jesus menino.
Maria era noiva e José não entendeu como uma jovem de Israel ia ser mãe sem se casar.

José é visitado por Deus em sonhos
José pensou: “Não entendo como um bebê pode nascer sem pai!”. A Palavra diz que ele era justo, um servo de Deus e por isso pensou em deixar Maria secretamente. Foi muito correto. Não acusou Maria. Ele sabia que ela era uma virgem de Israel e isso seria errado.
Confiou em Deus, que explicou-lhe tudo e José descansou: “José, o bebê que foi gerado em Maria é do Espírito Santo. Portanto ele está sendo mandado agora, mas a primeira vez que Deus avisou do seu nascimento foi quando Adão e Eva pecaram, saíram do Éden e viram-se sozinhos”.
Deus falou que um dia mandaria um Salvador para eles e para nós, e ele venceria e pisaria a cabeça da serpente, o inimigo (Gn 3:15).
Agora a promessa feita no Éden se cumpre: Jesus, o Filho de Deus, nascerá e será chamado Emanuel, que significa “Deus Conosco”.
Que bênção! Mas o anjo não disse que seu nome seria Jesus? Disse sim, mas para José ele disse: “Seu nome será Emanuel”.
Como pode ser? Primeiro vamos lembrar-nos da profecia de Isaias 9:6. Vocês já cantaram o louvor que fala sobre seus nomes. Cada nome significa que ele é Deus, que nasceu neste mundo para ser Jesus, o nosso Salvador.

Emanuel, Deus conosco
Só Deus que se fez homem e habitou entre nós tem tudo do que precisamos.

José acorda do sono – Mt 1:24-25
Acordou e tratou de obedecer a tudo o que Deus mandou.
Casou-se com sua noiva Maria, para que Jesus tivesse um lar normal com uma família aceita por todos.
Era o primeiro filho de Maria; mas de Deus o único, Unigênito (Primo/gênito = primeiro gerado; Uni/gênito = único gerado).
Temos um Salvador e quanto mais conhecemos o Senhor Jesus, mais o amamos.
Que bênção termos Jesus como nosso Salvador, sempre conosco, amigo em todo o tempo.
Ele quer estar com você por toda a sua vida.
Eu já aceitei esta grande salvação.
E você?

Top