Estudo para CIA 26/05/2013 – Lição 03

3ª AULA – MULHER SAMARITANA
Operação do Espírito Santo em mudança de vida

Texto básico: João 4:4-29 e 39-42

            Os professores deverão ler todo o texto para conhecê-lo bem, nas aulas ressaltarão o que é importante na lição. Diremos o objetivo.

INTRODUÇÃO

Recapitulação

Lembrar como o Espírito Santo levou Nicodemos a entender o que significa Salvação: Nascer de novo. (Segunda lição).
Como Jesus falou a Zaqueu sobre mudança de vida. Atuação do Espírito Santo na limpeza, santificação de vida.
Hoje o ensino é vida eterna.
O Senhor Jesus se encontra numa cidade chamada Samaria com uma mulher junto a um poço.
Jesus se dirige a esta mulher e lhe pede água. Ela logo se admira do pedido. Ele era homem estranho, era judeu e até havia inimizade entre aqueles povos (judeus e samaritanos), mas Jesus se apresenta de forma diferente:

– Se tu mulher conheceras o dom de Deus…

A mulher ficou muito admirada porque ela nunca de fato havia sido apresentada a alguém que se chamava o Dom de Deus. Aí Jesus disse:

– Tu pedirias água viva

Senhor que é Dom de Deus fala de uma água diferente, esta água diferente de fato, ela não conhecia e muitos não conhecem, e vou dizer logo que água é esta: É o Espírito Santo.
Mas a mulher que a gente chama de samaritana ficou tão admirada e logo se mostrou: bem, eu estou vendo só uma coisa, eu quero água, o Senhor quer também e o Senhor não tem como tirar e eu tenho. O Senhor me oferece uma água que eu não conheço, mas parece ser boa porque a gente tem que buscar esta todo o dia e pra falar a verdade, eu estou até cansada.
É verdade, Jesus falou-lhe:

– Qualquer que beber desta água tornará a ter sede, mas a água viva, a que eu der nunca mais terá sede, porque se fará nele uma fonte de água que salta para a eternidade.

Que maravilha, Senhor! Eu quero esta, já pensou? Ter uma própria fonte e não precisar de outra? E olha que esta fonte que o pai Jacó fez é muito boa!

Jesus continuou:

– Está bem, vou dar-te esta água, mas chama teu marido.
– Ah! Vou perder; não tenho marido! Jesus disse, era isto mesmo que eu queria ouvir não tenho marido, não tenho amparo porque ando procurando um companheiro, mas ainda não achei.

Jesus disse:

– É, eu sei tudo. Vejo tua vida e nesta luta de buscar amparo, proteção nos homens e não encontraste em ninguém, nem no marido com quem vives.

Neste momento, a samaritana descobre que aquele homem cujo nome era Dom de Deus era profeta.
Então é hora de tirar as dúvidas sobre coisas importantes e ela diz:

– Senhor, onde é que se deve adorar a Deus? Uns dizem que é em Jerusalém outros dizem que é no monte Gerizim, é difícil este negócio de religião.

Jesus logo concordou com ela. Não se trata de ser em Jerusalém ou em Gerizim. Ela devia ter-se admirado; mais um lugar? É que vós todos estais adorando o que não sabeis, mas a salvação vem dos judeus! Dos judeus? Então eu, samaritana estou perdida.
Jesus explicou que a salvação vem dos judeus, significa vem do Dom de Deus, eu Sou o Presente de Deus e a adoração ao Deus Pai é feita quando o Espírito Santo leva ao poço da água viva que Sou eu este poço, este dom de Deus.
O Espírito Santo encheu o coração daquela mulher para entender aquele ensino lindo. O Espírito Santo, rápido tornou Jesus, no dom de Deus, no Poço de Água Viva e ela que se encantava com o seu cântaro vazio, para todo dia buscar água deixou no chão e saiu correndo à cidade dizer àqueles homens.

– Venham depressa ver o homem profeta. Ele é o dom de Deus.

Sabe o que é dom? É presente.
O que se faz quando se ganha um presente? Estende a mão e toma posse dele e vai mostrar aos que estão em volta.
A samaritana foi assim levada ao poço da água viva, ao Dom de Deus e o Espírito Santo que a levou também, operou, trabalhou naqueles a quem ela contou tudo que se tinha passado com ela e eles disseram:
– Nós cremos nele, não mais pela sua palavra, mas  pelo que nós  mesmos   vimos.  Este Dom de Deus, este Poço de Água da Vida é Jesus Cristo, o Salvador.

Todos foram então levados pelo Espírito Santo a entender que o poço de águas vivas salta para a eternidade. Vida Eterna.

Top