Estudo para CIAs – 01/06/2014

LIÇÃO 4 – 01/06/2014
ASSUNTO: Pão e Vinho
TEXTO: João 6:51 e 54

João 6:51 – “Eu sou o pão vivo que desceu do céu: se alguém comer desse pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo”.

João 6:54 – “ Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia”.

INTRUDUÇÃO

Cada mensagem nova parece muito difícil de se entender, mas quando Deus revela sua vontade, também revela a maneira de se entender. Podemos pensar na:

·     1ª Aula –  Igreja Corpo de Cristo,
·     2ª Aula –  Construção do Edifício,
·     3ª Aula – Tabernáculo,
·     4ª Aula –  Pão e Vinho

Todas as lições são um só ensino. Fazemos parte de um corpo, de um edifício, de um tabernáculo e é preciso entender, agora, a respeito do Pão e do Vinho.

PÃO E VINHO NO VELHO TESTAMENTO

Gênesis 14:18-19
“E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e este era sacerdote do Deus Altíssimo”.
“E abençoou-o e disse: Bendito seja Abraão do Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra”;

Abraão era um servo de Deus, como a igreja fiel é serva de Deus. Abraão veio de uma grande luta contra cinco reis poderosos, para livrar seu sobrinho Ló que ia se tornar com os outros da terra, escravos. Abraão com pouca gente teve a vitória, porque Deus lhe deu. A igreja do Senhor tem lutas todos os dias, mas Deus lhe dá a vitória para vencer os poderes do mal, que querem escravizar os que servem a Deus.
Bem, depois de vencer a luta, Abraão se encontra com um sacerdote chamado Melquisedeque que lhe oferece pão e vinho.
Então, ele recebeu e se alegrou muito porque, Pão fala do Corpo do Senhor Jesus e o Vinho, da bênção do Espírito Santo, que é o seu Sangue.
“Pão e vinho são os alimentos completos para a igreja”.
Às crianças, nós mostramos que o pão e o vinho são dados na Ceia do Senhor, porque mostram que quem já é batizado no corpo come o pão e vinho como sinal de que pertencem a igreja visível (a que se vê).
E as crianças? Também pertencem, mas não entendem ainda das responsabilidades que os grandes já devem ter, por isso, eles fazem parte do corpo como Jesus disse: “deixai vir a mim as crianças porque das tais é o reino dos céus”.

JESUS DEFINE O PÃO

“Eu sou o pão Vivo que desceu do céu”.
Por que Ele disse que é o Pão Vivo? Porque o pão é o alimento. A gente come pão da padaria para se alimentar, Jesus disse que Ele é o Pão Vivo porque o que nós comemos é matéria, mas Jesus é espiritual.
Como podemos comê-lo?
Não se come pedaço de Jesus, come-se, quando lemos a Palavra dele, obedecemos a Palavra, andamos nele que é o Caminho vivo para o Pai e bebemos o seu sangue, que é Seu Espírito Santo que habita em nós.
No Velho Testamento Jesus é comparado ao Maná que vinha do céu para o povo comer. Eles saíam pela manhã todos os dias porque aquele eram alimento no deserto. Se não fossem buscar ficavam com fome. Então, o alimento não faltava. Todo o dia estava lá.

 

Maná

Jesus é este Pão perfeito, não falta; está a nossa disposição buscar e se não buscarmos, vamos ficar com fome, enfraquecer e morrer.
Uma boa coisa: O Pão é Jesus é seguido pelo vinho que é seu sangue dado por nós.  Comemos de Jesus, aceitando-o e logo o vinho, seu Espírito, habita em nós.

POR QUE ISTO É IMPORTANTE?
Porque Jesus quer nos dar vida para sempre. A comida deste mundo é para sustentar neste mundo, o Pão da Vida é o alimento da igreja,; é a eternidade e vem com promessa de sermos ressuscitados na volta de Jesus, no último dia.
O Pão Vivo gera vida e Jesus quer que façamos parte deste Pão.

João 6:57 – “Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim.”

Quando estamos comendo, vivendo para Jesus, nós clamamos pelo seu sangue e Ele nos ouve; quando saímos e vamos para a escola clamamos pelo sangue de Jesus para proteção; quando ajoelhamos nos começos dos cultos para termos comunhão, clamamos pelo sangue de Jesus; então chegar atrasado na igreja e não participar do clamor, não é bom. A gente vê uma porção de pessoas atrasadas que clamam; não está certo porque o clamor é no corpo, é junto; foi assim que o Espírito Santo orientou.
Sabemos desta Obra de maravilhas que é Jesus – O pão da Vida e o Espírito Santo em nós é o Sangue de Jesus dentro de nós, mantendo vivas e o resultado é que somos um com o Senhor. Somos a igreja, corpo de Jesus, a igreja que vai ser arrebatada.

Aos professores:

Como vimos, a igreja, o edifício, o tabernáculo, tipificando um corpo nesta lição, o pão e o vinho são os alimentos para este corpo.

João 6:55 – “Porque a minha carne verdadeiramente é comida e o meu sangue verdadeiramente é bebida”.

Top