Estudo para Crianças, Intermediários e Adolescentes 18/11/2012

Assunto: Novo nascimento através do Espírito Santo
Texto: João 3:5-9 (Professora, favor ler João 3 de 1 a 9)
Data: 18/11/2012

v.5 “Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus”.
v.6 “O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito”.
V.7 “Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo”.
v.8 “O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai: assim é todo aquele que é nascido do Espírito”.
v.9 “Nicodemos respondeu, e disse-lhe: como pode ser isto?”

INTRODUÇÃO

Na aula passada estudamos, em Mateus 6:9,10 como devemos orar e aprendemos que invocamos o nome do Pai porque nos tornamos filhos e herdeiros dele através Jesus que morreu na cruz derramando o seu sangue por nós. Somos santificados por este sangue e o reino de Deus vem até nós através do Espírito Santo que nós dá um novo nascimento e testemunhamos de Deus andando na sua luz, na revelação de Jesus.
Nesta aula, O Senhor Jesus nos explica o que é o novo nascimento e para aprendermos sobre este assunto vamos ter como exemplo a vida de um homem chamado Nicodemos.
Nicodemos era um dos principais da sinagoga dos judeus e ele ouviu falar de Jesus e pensou: “Eu quero conhecer Jesus melhor”. Aí ele foi de noite procurar Jesus.
As pessoas, às vezes, têm vergonha de dizer que conhecem, que amam, servem e que são servos de Jesus. Estes andam sem segurança e não são felizes porque se escondem, não querem ser vistos com Jesus. Isto é muito ruim.
Mas vamos continuar a história de Nicodemos.
Ele foi a Jesus e lhe disse algumas coisas bonitas:
– Rabi (que quer dizer Mestre), bem sabemos que o Senhor e Mestre, ensinando o que vem de Deus; isto é bom, não é?
Disse mais:
– Os milagres que o Senhor faz, só podem ser feitos se Deus estiver presente. Maravilha!
O Senhor Jesus respondeu a este homem com naturalidade e nem ao menos agradeceu os elogios que Nicodemos lhe fez chamando-o de Mestre. Mas foi logo falando o que para Jesus era o importante:
– Nicodemos, se você quiser ver o reino de Deus, precisa nascer de novo!
Nicodemos ficou muito preocupado porque ele só conhecia um nascimento e achou muito complicado nascer duas vezes. Não entendeu. Mas Jesus foi pacientemente ensinando e ele foi descobrindo que Jesus era mesmo Mestre.
– Nascer, sendo velho, Mestre? Entrar na barriga de nossa mãe e nascer de novo?
Eu acho que Nicodemos tinha razão; ele nunca havia conversado com Jesus.
Jesus disse: “É pra nascer da água e do Espírito Santo”. Isto porque quem nasce neste mundo tem pai e mãe carnais, são de carne e osso – e nasce pra viver neste mundo. Mas quem nasce da água e do Espírito Santo nasce para viver a vida toda, não morre, mas vai viver no reino de Deus.
Bem, agora vamos fazer vocês entenderem o que Nicodemos e muita gente grande não entende:

• Vocês já viram ondas no mar?
• Vocês já viram roupas penduradas para secar?
• Vocês já viram as folhas das árvores balançando? Frutos no chão, folhas ao vento?

Claro que já viram
• Quem agita o mar é o vento?
• Quem balança as roupas no varal é o vento?
• Quem balança as folhas e os frutos é o vento?

Você já viu o vento? Não. Nós sentimos o efeito do vento. Ele vem do norte, do sul, do leste, do oeste. Vem das quatro direções. Às vezes ele é calmo, às vezes ele é muito veloz e sopra tão forte que as ondas se agitam, assim é o vento. Nós o sentimos, sentimos o efeito dele, mas não o vemos.
Uma vez Jesus dormia num barco e as ondas do mar ficaram tão bravas que os discípulos acordaram Jesus, cheios de medo. Bem, aí está a grande lição de Jesus para o príncipe Nicodemos e para nós.
Jesus disse:
– Nicodemos, é necessário nascer de novo, da água e do Espírito Santo.
Então Nicodemos ficou impressionado.
– Como pode nascer do Espírito Santo?
– É como o vento, Nicodemos. Ele assopra onde ele quer, vai e volta do jeito dele.
Aí Nicodemos foi descobrindo que ele era como uma criança e estava aprendendo de Jesus sobre quem é o Espírito Santo. Nicodemos descobriu que nascer da carne é ter pai e mãe.
Nascer da água é nascer do Espírito Santo: a água fala do sangue de Jesus porque este sangue foi derramado para lavar os nossos pecados. Que descoberta maravilhosa! Então este é o Espírito Santo de Jesus! Maravilha.
Então crianças, adolescentes, jovens, todos, vamos aprender a lição que Jesus ensinou a Nicodemos? Ele conhecia Deus, Jesus e agora Jesus mesmo apresenta o Espírito Santo para ele.
Este Espírito Santo sopra nos nossos corações e nos diz:
– Abre o coração para eu limpar, lavar para você nascer de novo.
– Sim, vou dizer: pode entrar e tirar tudo que é feio, sujo, porque eu quero nascer de novo, da água deixando tudo lavado e do Espírito Santo para me tornar filho de Deus, irmão do Senhor Jesus.
O Espírito Santo em nós faz um trabalho muito grande; nos torna da família de Deus. É muito bom ter o Espírito Santo. Não o vemos, mas sentimos em nós.

Top