Estudo para Crianças, Intermediários e Adolescentes 23/07/2012

8ª AULA

TEMA: Santificação
ASSUNTO: A Vida Eterna
TEXTO: Jo 14:6
DATA: 29/07/2012
A VIDA ETERNA

Na semana anterior falamos sobre Daniel como um servo fiel que santificou a sua vida, foi vítima da inveja, da intriga, da cobiças de homens que estavam perto dele. Nesta aula vamos fechar o assunto “Santificação” mostrando que esta busca não é em vão, mas este assunto maravilhoso nos mostra um grande presente que o Senhor Deus nos deu e através dele ganhamos uma herança: A Vida Eterna. E quem é este presente que é a Porta para a Vida? E como vamos alcançar a Vida eterna?

INTRODUÇÃO
Jesus disse a um dos seus discípulos:
“… Eu sou o caminho, e a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (Jo 14:6).
Jesus é a porta, nós já sabemos. Então entramos por esta porta para começarmos nossa caminhada com Jesus.
Jesus é o caminho. Todo caminho tem um destino. Se vamos a um lugar distante, pegamos uma condução para aquele lugar. Uma placa anuncia nosso destino, o nome do lugar:
– Ah! Olha a indicação do lugar! Vamos chegar lá?
Então entramos no caminho e continuamos até chegar ao destino. Aí, pronto, descemos da condução e chegamos ao lugar do nosso destino. Vamos conhecer, passear, desfrutar do propósito que nos levou até lá.
E QUEM É ESTE PRESENTE QUE, É A PORTA PARA A VIDA?
JESUS É O PRESENTE DE DEUS: Jesus disse: Eu sou o caminho para o Pai.
Ah! Eu conheço o caminho para o Pai!
Isto basta para nós, crianças, intermediários e adolescentes? Não! É preciso entrar no Caminho. Jesus é a Porta de entrada.
Ah! Que maravilha, estou no caminho! Venho à igreja, já aceitei Jesus, mas vou também para o mundo com os meus amigos, vou às festas do mundo, vou ver os filmes maus, meus amigos gostam. Ah, eles falam de programas na Internet, sujos, e eles vêem e eu vejo com eles também.
– À Escola Dominical eu não gosto de ir.
– E você está no caminho agindo assim? Não! Está desviado do caminho. Não anda, não vai chegar ao fim do caminho e todo caminho leva a um destino. Só anda em caminhos à toa uma pessoa sem juízo, um andarilho.
Um discípulo disse: Eu não sei o caminho para o Pai e Jesus respondeu: “… Eu sou o caminho, e a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (Jo 14:6).
Jesus é a porta deste caminho; Ele é o caminho; Ele é o término, o fim deste caminho, a morada eterna com o Pai e todos os que querem Viver eternamente. Isto é viver para sempre com Jesus lá no céu.
ETERNIDADE
Jo 14:1-3 – Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.
O Senhor Jesus conversava com os seus amigos, os discípulos, ensinando-os. E Ele, Jesus, os conhecia muito bem. Ele viu que eles estavam tristes, turbados, ou perturbados, e entendeu o que se passava nos seus pensamentos.
Os discípulos pensavam: “É, o Senhor parece que vai nos abandonar, e para onde vamos nós?”
Jesus então disse: “Creiam em mim e no meu Pai, Deus, porque na casa de meu Pai há muitas moradas. São moradas que não são feitas de tijolo, pedras, que se acabam e eu vou prepará-las para vós.”
São moradas eternas, nunca mais serão destruídas. O Senhor falava de maneira tão natural sobre a Eternidade! É para sempre. Nunca mais teremos tristeza, lares separados, brigas em casa. É um lugar de muita alegria.
Lá no céu vamos ser recebidos pelo Senhor.
Ele continuou seu ensino e nós também vamos continuar.
Jesus disse que precisava ir para lá porque Ele ia preparar, separar, o lugar para cada um de nós. Mas primeiro Ele ia dar o seu ensino para ninguém nos enganar. Ele ia perdoar nossos pecados, porque só pessoas limpas podem ir para essas moradas no céu e para isso ele ia morrer numa cruz, derramar o seu sangue e nos dar direito assim de irmos morar com ele. É um prova de grande amor por nós.
Jesus tornou-se, assim, o nosso caminho e vem nos buscar. Ap 21:7 – “Quem vencer, herdará todas as coisas e eu serei seu Deus e ele será meu filho”.
Ele disse: …Virei outra vez…
Porque a primeira vinda foi quando ele tomou um corpo humano, nasceu pobre num lugar muito simples, lugar onde o gado dormia. Que coisa, não é?
Cresceu menino aprendendo com os pais a obedecer-lhes e, nas sinagogas, as igrejas daquele tempo, aprendia a Palavra do Pai; depois cresceu e começou a sua igreja, chamando os 12 apóstolos.
Jesus ensinava aos apóstolos, depois eles ensinaram a nós.
Então Jesus lhes dizia: Eu voltarei para vos buscar … Era a vinda do Senhor Jesus para nos buscar e Ele disse para nós O esperarmos.
JESUS VOLTARÁ
Quando Jesus vai voltar? Muitos se preocupam em saber o dia, mas o Pai nos ensinou a esperar Jesus vivendo todos os dias com Ele, tendo-o como nosso pastor, que toma conta de nós, que nos ama e que um dia vai voltar.
Os profetas do Velho Testamento anunciaram a primeira vinda de Jesus 800 anos, 600 anos, 500 anos, até que Jesus nasceu e houve os que não creram. Jesus prometeu que virá nos buscar e Ele está esperando por muitos que ainda vão crer.
Quem espera uma pessoa querida fica sempre em alegria, esperando o momento da sua chegada. Imagine um amigo, uma amiga, avisa que vem nos buscar para irmos a um passeio. Nós vamos embora de casa, nem ligamos para a hora que o amigo vem nos buscar. Ele vem, não nos acha, vai embora triste, pensando: “Ah! Fiz planos tão bons para nosso passeio e a pessoa nem ligou!”
O Senhor também fez planos maravilhosos para nos levar para morar com ele nas moradas que ele já preparou para nós.
O amigo do Senhor Jesus, João, nos contou na Bíblia que no céu há coisas lindas: Ap 21:22 – ruas de ouro, árvore que nunca pára de dar frutos bons para nós, o rio da vida, muros feitos de pedras preciosas, anjos que trabalham cheios de alegria. Assim estão descritos na Palavra.
É muita maravilha! “Lá no céu todos cantam Aleluia! Eu também vou pra lá cantar!”
E COMO É QUE VAMOS CHEGAR LÁ?
A TROMBETA DE DEUS VAI TOCAR E O ESPÍRITO DE DEUS QUE HABITA EM NÓS NOS LEVARÁ.
Vamos ter uma reunião com Jesus nos ares, nas nuvens, e o Senhor verá a todos alegremente. Os que já tiverem partido, porque o tempo deles acabou, os corpos vão para o cemitério, mas o espírito de vida não morre, vai habitar no céu eternamente, como nós falamos, e eles vêm com Jesus e um grande milagre acontecerá, receberão seus corpos ressuscitados, porém um novo corpo.
E NÓS QUE ESTAMOS VIVOS?
Receberemos também um corpo novo, transformado, igual ao deles e vamos para essa linda festa lá nas nuvens encontrar com o Senhor.
Então, por isso não ficamos tristes por alguém nosso que já partiu, sentimos saudades, mas cremos no Senhor, e vamos vê-los outra vez. Esperamos Jesus, para nos buscar, a cada dia com alegria, como quem espera um encontro com um grande amigo.
A igreja do Senhor é viva, cheia de luz, cheia de alegria, porque ela crê que Jesus veio a primeira vez para morrer por nós e vem outra vez para nos buscar, porque prometeu e cumprirá. Lembram da aula a Boa Escolha?
Esta é também a nossa boa escolha: Escolher Jesus, que virá nos buscar.
Estamos preparados, mas precisamos lembrar que Ele está esperando que outros ainda se convertam dos seus pecados para subir no arrebatamento da igreja.

Top