Estudo para Reunião de Senhoras – 21/08/2013

– ASSUNTO: A FÉ, COMO HERANÇA DE ABRAÃO.

– TEXTO FUNDAMENTAL: GÊNESIS 21:14-19

ATIVIDADES 

1.     FALAR SOBRE EXPERIENCIA DE AGAR NA SUA PEREGRINACAO PELO DESERTO, CONFORME GENESIS 21:14-17.

2.     FAZER A APLICAÇÃO PROFÉTICA:

    – “…PELA MANHÃ, DE MADRUGADA…”
    – “…PÃO…”
    – “…ODRE DE ÁGUA…”
    – “…O MENINO…”

LEITURA DO TEXTO: – Gênesis 21:14-17 – (JFA-ERC-1995)

14 Então, se levantou Abraão pela manhã, de madrugada, e tomou pão e um odre de água, e os deu a Agar, pondo-os sobre o seu ombro; também lhe deu o menino e despediu-a; e ela foi-se, andando errante no deserto de Berseba.

15  E, consumida a água do odre, lançou o menino debaixo de uma das árvores.

16  E foi-se e assentou-se em frente, afastando-se a distância de um tiro de arco; porque dizia: Que não veja eu morrer o menino. E assentou-se em frente, e levantou a sua voz, e chorou.

17  E ouviu Deus a voz do menino, e bradou o Anjo de Deus a Agar desde os céus e disse-lhe: Que tens, Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do rapaz desde o lugar onde está.

(Os textos usados neste estudo foram extraídos da Tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida, versão 1995)

NOTAS:

1.     A sugestão a seguir servirá para facilitar a composição da mensagem a ser elaborada pela irmã responsável pela Palavra no dia da reunião.

2.     Recomendamos que seja lida toda a passagem bíblica do assunto sugerido, para melhor compreensão do assunto;

3.     É importante fazer a aplicação profética na vida da igreja ou das irmãs.

 

Significados dos nomes na Bíblia:

Berseba: O poço de um juramento. Aliança, concerto.

Agar: fugitiva.

 

INTRODUÇÃO

Agar era a escrava egípcia que gerou um filho de Abraão e no dia em que ele a despediu, colocou em suas mãos todos os recursos para o sustento dela e do menino na caminhada.

Abraão fez isso se levantando de madrugada e, tomando pão e um odre de água, colocou-os sobre o ombro de Agar. Entregou-lhe também o menino e os enviou para os termos de Berseba, que havia sido o lugar de suas peregrinações.

Esse despedimento fazia parte de um plano de Deus para Agar, somente pelo fato de que aquele filho era uma semente de Abraão, ainda que ele não fosse o filho da promessa. (Genesis 21:13).

APLICAÇÃO PROFÉTICA

Agar, neste texto da Palavra, assume a figura da igreja que, ainda que seja como uma escrava egípcia, ou seja, que tenha vindo do mundo que a escravizava, ela alcançou o favor não merecido de Deus através da herança de uma semente da fé que existiu em Abraão.

Essa herança foi pelo cumprimento da promessa que Deus fez a Abraão de que nele seriam benditas todas as famílias da terra. (Genesis 12:3b).

Cumpriu-se na igreja, portanto uma filiação a Abraão pela fé, conforme Paulo afirma em Gálatas 3:7. “Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão”.

 

DESENVOLVIMENTO

As ações de Abraão no verso 14 foram em função da palavra de Deus a ele dizendo-lhe no verso 13 que faria uma grande nação do filho da escrava, pelo fato de ele ser uma semente de Abraão.

Tudo o que Abraão pôs à disposição de Agar, Deus também tem concedido à igreja:

– Levantar-se PELA MANHÃ DE MADRUGADA

APLICAÇÃO PROFÉTICA – Antes de nascer o dia da dispensação da graça de Deus sobre nós, Deus já tinha um plano preparado para a salvação das nossas vidas.

 

– colocar nos seus ombros o PÃO

APLICAÇÃO PROFÉTICA – Para nos garantir o sustento na caminhada, o Senhor colocou à nossa disposição a Palavra, que é Jesus, o Pão da Vida. A experiência com Jesus na caminhada por este mundo é o alimento que sustenta as nossas almas.

 

– colocar nos seus ombros UM ODRE DE ÁGUA (o odre é o nosso coração e a água é a bênção do Espírito Santo)

APLICAÇÃO PROFÉTICA – É a benção do Espirito Santo que nos dessedenta a sede em nossa peregrinação pelo deserto deste mundo.

 

– Dar-lhe O MENINO

APLICAÇÃO PROFÉTICA – A Obra gerada em nós decorrente da nossa fé no Senhor Jesus é uma dádiva de Deus, pois fomos salvos pela graça de Deus. Isso nós não merecíamos, pois estávamos no mundo escravizados pelo pecado e, por isso, vivíamos como fugitivos. Agora, essa Obra gerada em nós pela fé no Senhor Jesus é para que cuidemos dela na caminhada como se cuida de uma criança.

Além de todos os recursos colocados à nossa disposição, o Senhor não nos tem abandonado no mundo, mas tem nos dado uma direção a seguir: Berseba, que significa: poço de juramento, aliança, concerto. Estamos caminhando pelo deserto deste mundo, mas debaixo de uma promessa, uma aliança de Deus com Abraão que consistiu na herança de uma fé que recebemos dele através do seu Descendente que é o Senhor Jesus, pelo qual todas as famílias da terra seriam abençoadas.

QUAL O VALOR QUE AGAR DÁ A TUDO ISSO?

Depois que Agar partiu, passou a caminhar errante pelo deserto e esse caminhar errante lhe fez faltar o pão e a água. Ela então se desesperou e lançou o menino debaixo de uma árvore e foi-se e assentou-se em frente dele, afastando-se dele à distância de um tiro de arco, porque dizia: que eu não veja morrer o menino. E assentou-se e levantou a sua voz e chorou.

A atitude de Agar, a princípio, pareceu até louvável e espiritual. Aparentemente ela se preocupava com a criança, mas na verdade ela estava preocupada somente com sua situação, pois não suportava o seu próprio sofrimento em ver a morte do menino. Ela não levou em conta o sofrimento do menino, e sim o seu sofrimento.

 

APLICAÇÃO PROFÉTICA

Na verdade o Senhor tem dado aos seus servos, além de todo o suprimento, uma direção e um rumo para sua caminhada, a fim de que alcancem o objetivo que é a eternidade. Deus não nos tem colocado em qualquer lugar, mas dentro dos seus termos, isto é, dentro do seu plano profético, de sua aliança e de suas promessas. No entanto muitos não seguem suas orientações, e passam a andar errantes e sem direção.

Diante das provações do dia a dia, diante dos apertos e lutas, quando os problemas vividos pelo mundo chegam às suas portas e faltam as coisas básicas para a vida espiritual, então:

– o desespero se instala e começa o distanciamento da Palavra (falta o pão),

– daí vem a perda da bênção, da comunhão e da fé (acaba a água do odre), e por fim

– a Obra (o menino) é abandonada.

O abandono da criança que representa a Obra do Espírito Santo na vida da serva e o afastamento dela até ao limite das forças humanas (o tiro de arco) produz o choro da auto piedade. A partir daí  passa a pensar mais em si mesma do que na Obra do Senhor na sua vida. Quando uma serva acha que o seu problema é mais importante do que a Obra do Senhor em sua vida, a criança é abandonada e corre o risco de morrer.

 

CONCLUSÃO

A Palavra diz que Deus ouviu a voz do menino e não o choro de Agar; o anjo do Senhor bradou a Agar desde os céus dizendo: Que tens Agar? A resposta dela era, naquele momento, a pior de todas, pois ela, que havia recebido tudo de Abraão agora não tinha mais nada.

O anjo disse mais: Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino desde o lugar onde está. Que lugar é esse? O lugar do abandono, ou seja, onde a Obra do Senhor foi deixada pela serva.

Nossa tendência é sermos mais sensíveis aos nossos próprios problemas do que a questão de a Obra sofrer prejuízos por nossa causa, mas os ouvidos do Senhor estão sempre sensíveis à voz da criança, que á e Obra dEle na vida da serva. O Senhor está, desde os céus preocupado com a Obra dEle em nossa vida. Se temos zelado ou não por ela.

A pergunta é: como está a Obra do Senhor na minha vida?

Top