Estudo para Senhoras – 08/01/2014

ASSUNTO: LEVANTAR DEFESAS

TEMA:  O FALAR SANTO – O CALAR

 

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.”

“Tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar.”
Eclesiastes 3:1,7

 

“O que guarda a sua boca e a sua língua, guarda das angústias a sua alma.”Pv 21:23

 

INTRODUÇÃO

 

O Senhor quer sempre nos lembrar de que é tempo de levantarmos defesas, contra os ataques do inimigo e alcançarmos a ETERNIDADE.

A Palavra do Senhor fala que nós, os servos de Deus, somos templos do Espírito Santo.

E é só nesta condição que o nosso falar será santo, um falar que é fruto da ação do Espírito Santo nas nossas vidas.

Na carta de Tiago 3:8 a Palavra do Senhor nos fala que:“Nenhum homem pode domar a sua língua. É um mal que não se pode refrear; Esta cheia de peçonha mortal.”

O Senhor quer nos ensinar que a medida que o nosso falar for santo, nós estamos sendo preservados dos ataques do inimigo – falar santo como defesa.

 

DESENVOLVIMENTO

 

Tempo de falar e Tempo de calar

 

Eclesiastes 3:1 e 7: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.”

“Tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar.”

Na palavra do Senhor temos um exemplo em I Samuel  25:18,  Abigail , uma serva do Senhor, agiu com grande sabedoria. Seu marido Nabal, era duro de coração, não retribuíra a Davi os benefícios que ele lhe havia feito.

Abigail, prudentemente, foi ao encontro de Davi, falou a seu tempo e se calou a seu tempo com seu marido e isto trouxe uma grande benção para sua vida, para sua casa e também para Davi, dando-lhe livramento de não derramar sangue.

 

O Falar e o Calar no seu tempo trouxe para Abigail uma grande vitória.

 

Em Provérbios 25:11 lemos: “Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo.”

 

APLICAÇÃO

 

Assim como o falar santo, edifica, traz bênção e alegria, o calar é uma defesa (arma) poderosa. No nosso silêncio – calar a seutempo – o Senhor agirá por nós. Ele será nosso justo juiz.Quando nos calamos em nossos argumentos, o Espirito Santo fala por nós e quando falamos na revelação do Espirito Santo, Ele confirma a nossa fala. O tempo de calar na razão diante do tempo de falar na revelação.

 

Em toda a sua Palavra, o Senhor nos orienta a termos um falar santo, a guardar a nossa boca e a nossa língua. E somente o Espírito Santo agindo em nós, fazendo morada em nossos corações é que podemos alcançar esta bênção de entendermos o tempo de falar e o tempo de calar.

 

E nesta posição, assim como Abigail, o Senhor abençoará nossas vidas, nos livrará do mal, e fará transbordar nossos corações de bênçãos e a eternidade será a nossa morada.

 

‘’Porque quem quer amar a vida, e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano. ’’I Pe 3:10

Top