Estudo Reunião de Senhoras – 11/02/2015

ASSUNTO: O DEUS EU SOU
TEMA: EU SOU A VIDEIRA VERDADEIRA

TEXTO: JOÃO 15.1

“Eu Sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador”.

INTRODUÇÃO

O Senhor Jesus e seus discípulos haviam acabado de participar da “ceia do Senhor”. Jesus lhes dava as últimas instruções dizendo que após a sua partida Ele enviaria o Espírito Santo, o Consolador. O Senhor Jesus falava por meio de parábolas para transmitir seus ensinamentos.
Naquele momento, antes do seu sacrifício, Ele contou a parábola da VIDEIRA, árvore tão comum em Israel e que até hoje campos de vinhas podem ser vistos naquela região.

DESENVOLVIMENTO

Ele contou esta parábola para esclarecer sua contínua presença conosco através do Consolador, o Espírito Santo. “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito”. João 14.26
Na parábola da videira o Senhor Jesus usou algumas figuras importantes para o nosso aprendizado, para a nossa consolação.
 “EU SOU A VIDEIRA VERDADEIRA” – Ele nos chama a atenção para que saibamos da existência de uma videira que não é verdadeira, mas que é falsa, a qual está sob o domínio do mundo, da vida material, desta vida que é passageira.
A VIDEIRA VERDADEIRA nos fala de Jesus, fonte da vida, que alimenta as varas ou ramos, que são aqueles que se tornaram seus discípulos e O seguem com fidelidade e cumprem a função dos ramos, que é a de dar fruto.
O LAVRADOR É DEUS PAI que plantou esta videira verdadeira enviando seu filho único a este mundo, plantando-o para ser fonte de vida. O Pai cuida desta videira e corta os ramos que não produzem fruto – “toda vara em mim que não dá fruto, a tira” – Não havendo vida espiritual, não produzem fruto porque não absorvem a vida que há em Cristo.
Mas o Pai limpa o ramo frutífero; é o zelo d’Ele para que os ramos deem mais fruto. Limpar o ramo frutífero é tirar o que impede o crescimento espiritual do servo.
 “… quem está em mim e eu (Jesus-vida) nele, esse dá muito fruto”, em comunhão com o Pai, ligados a Cristo que é a videira verdadeira e que nos escolheu para o maravilhoso propósito de dar fruto bom.
A videira cresce em terra árida, mas ela vai buscar a seiva na profundidade. Foi o sofrimento de Cristo Jesus, para que tivéssemos vida, que nos trouxe o fruto mais doce, a salvação e a paz.
O desejo do servo em dar fruto é o de trabalhar para o Senhor.

CONCLUSÃO

Ligados na videira verdadeira, em comunhão com Jesus – O DEUS EU SOU – e unidos com os irmãos, na comunhão do corpo, somos purificados pela Palavra, pela qual somos limpos, podados.
De nós mesmos não podemos dar fruto se não estivermos ligados na videira verdadeira – Jesus -.
Quanto mais nos aprofundamos no ensino e no amor do Senhor Jesus, produziremos muito fruto (em nossos lares, no trabalho, e na obra do Senhor).
Temos a recompensa, ou seja, orações respondidas – “Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito”. João 15.7
Temos alegria – “Tenho-vos dito isso para que a minha alegria permaneça em vós, e a vossa alegria seja completa”. João15. 11

 

Top