Estudo Reunião de Senhoras – 25/02/2015

REUNIÃO DE SENHORAS – 25-FEVEREIRO-2015
ASSUNTO: O DEUS EU SOU
TEMA: EU SOU O BOM PASTOR

TEXTO: JOÃO 10.11

“Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas”.

INTRODUÇÃO

O Senhor Jesus se apresenta como o “bom Pastor”. O Pastor é o que pastoreia, o que zela, cuida, protege, alimenta e vai à frente do rebanho.
O Pastor é o Senhor Jesus e as ovelhas somos nós, que recebemos o benefício de seu pastoreio.

Quando o Senhor Jesus compara os seus servos com ovelhas, Ele quer ver em nós, seus servos, características que as ovelhas possuem.
A ovelha é um animal simples, manso, sem defesa própria, não é agressiva, é dependente, pois não sobrevive sozinha, tem visão limitada, conhece a voz do Pastor e o segue.

DESENVOLVIMENTO

O Senhor Jesus fala da sua qualidade de “bom Pastor”. Ele é o Pastor das ovelhas, a este o porteiro abre a porta, as ovelhas ouvem a sua voz e o seguem, as chama pelo nome, vai à diante delas e elas o seguem porque conhecem a sua voz. João 10.2,3,4

Jesus afirma ser o único que pode ser chamado de “bom Pastor”, pois ninguém mais foi capaz de dar a sua vida por amor de seu rebanho.

Quem abriu a porta do aprisco para nós (ovelhas do Senhor) foi o Senhor Jesus, quando entrou na presença do pai, pelo seu sangue, dando-nos vida.

O aprisco (curral) que é o lugar de descanso das ovelhas, nos fala da Igreja, do corpo, da obra do Senhor.

O aprisco tem somente uma porta de entrada, que é o Senhor Jesus. Só se entra por esta porta pelo Espírito Santo, que é o porteiro, ou seja, é aquele que abre a porta – Jesus – para as ovelhas entrarem.

Estar no aprisco com Jesus é estar a salvo dos predadores, ladrões e salteadores que veem atacar a nossa alma, para tirar de nós a verdadeira vida, que é a eternidade.
Em Jesus as ovelhas encontram segurança, livramento e salvação, pois ele guarda a nossa entrada – para passar a noite em segurança no redil, sob a guarda do Pastor – “Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda (o Pastor) de Israel”. Salmos 121.4

Pela manhã ele as conduz para fora do aprisco, indo adiante delas, pois elas conhecem a sua voz. Ele as leva para os pastos verdejantes e águas tranquilas, concedendo a elas alimento e refrigério.

As ovelhas conhecem a voz do bom Pastor, e Ele as conhece, porque convivem, têm comunhão. Mesmo durante noites frias, calor, chuvas, temporais, estão sempre juntas recebendo o cuidado do pastor.
Assim, precisamos estar na presença do bom Pastor para aprendermos a conhecer sua voz que é mansa e delicada, cheia de glória e poder, falando ao nosso coração, confortando, consolando, curando, nos preparando para vê-lo face a face.

APLICAÇÃO PROFÉTICA

Hoje o Senhor Jesus se apresenta como ‘’EU SOU O BOM PASTOR’’. É o EU SOU apascentador que tem cuidado de nós, pois somos rebanho do seu pastoreio, do seu cuidado.

O bom Pastor deu sua vida pelas ovelhas, venceu a morte, ressuscitou e hoje pastoreia o seu rebanho de forma maravilhosa, guia sua Igreja, que é o seu corpo vivo, fala através dos dons espirituais e de sua Palavra revelada, e a sua Igreja conhece a sua voz, andando na luz, na revelação.

Todos os dias somos guiados e consolados pelo Senhor Jesus, através do Espírito Santo. Nos cultos e nas reuniões (no corpo), em nossos lares, sempre temos uma direção segura para nossas vidas.

Viver no corpo, ouvindo o Senhor falar, trabalhando na sua obra, somos apascentados. E ouviremos a voz do bom Pastor a nos chamar pelo toque da trombeta, no dia do arrebatamento da Igreja. Aleluia!

“Ora o Deus de paz, que pelo sangue do concerto eterno tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande pastor das ovelhas”. Hebreus 13.20

 

Top