Lição para CIA – 19/01/2014

Lição 2 – 19/01/2014
Assunto: 4ª Carta – À Igreja de Tiatira
Texto: Ap 2:18-29

 

“18 – E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao latão reluzente: 19 – Eu conheço as tuas obras (TEU TRABALHO), e a tua caridade (TEU AMOR), e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras. 20 – Mas tenho contra ti o tolerares que Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensine e engane os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria. 21 – E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição; e não se arrependeu. 22 – Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras. 23 – E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda as mentes e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras. 24 –  Mas eu vos digo a vós e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei. 25  Mas o que tendes, retende-o até que eu venha. 26 – E ao que vencer e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações, 27 – e com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai, 28 – dar-lhe-ei a estrela da manhã. 29 – Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.”

 

Introdução

Nesta carta o FILHO DE DEUS se apresenta como aquele que tem os olhos como chama de fogo – vê todas as coisas; tem pés parecidos com latão reluzente – que julga o rebelde como um juiz justo.

Atos bons que Ele viu nesta igreja

Ap 2:19 – “Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras.”

Mas prestem atenção:

Jezabel foi uma mulher terrível: adorava Baal; quis matar o profeta Elias. Lembram-se dela? Acabe era o rei e ela mandava. Ela ficou como símbolo do poder político.

Vejam como a Palavra de Deus confirma que Jesus tem olhos que veem todas as coisas.

Ele mostra que na igreja de Tiatira a idolatria entrou e através de Gregório I o sistema papal entrou e perseguiu mesmo os servos de Deus.

Os fiéis não aceitaram esse ensino. Não aceitaram as profundezas de satanás.

João diz que Jesus viu com seus olhos de fogo todos os servos que não aceitaram adorar os ídolos e servirem àquela igreja que abandonou a Verdade.

Para quem é a recompensa?

Para os fiéis. Hoje existe a mesma coisa e o Senhor nos mostra a necessidade de guardar até ao fim as suas obras.

Promete ainda, prestem bem atenção:

“Darei poder sobre as nações”. Jesus vai reinar 1000 anos. Seus servos terão poder sobre as nações. Que bênção sermos súditos do Rei Jesus.

Ele avisa mais: que governará com vara (cetro) de poder sobre os maus. Vara de ferro. Isto é o que significa pés como bronze (latão) reluzente.

Dar-lhe-ei a estrela da manhã. Que presente! Ele é a Estrela da Manhã!

Para quem é esta carta?

Para quem tem ouvidos para ouvir. O Espírito Santo está nos falando.

Que estudo sério e maravilhoso temos na Palavra!

Top