Lição para CIAs – 08/06/2014

Lição 5 – PARA 08/06/2014
Assunto: A Noiva
Texto: Mateus 25:6

 

“À meia-noite ouviu-se um clamor: aí vem o noivo, saí-lhe ao encontro.” (Mt 25:6)

Para falar do casamento de Jesus com a sua igreja, usamos os exemplos dados na própria Palavra de Deus.
Todos já conhecem o ensino das cinco virgens preparadas para o encontro com o noivo e das cinco despreparadas. O preparo era ter candeia com óleo e acesa.
Quando se ouviu o grito: “Aí vem o noivo, saí-lhe ao encontro”, as preparadas entraram para o casamento e as outras ficaram.
Vamos falar mais da noiva de Jesus e do seu encontro com Ele.
O belo exemplo no Velho Testamento é o casamento de Isaque e Rebeca (Gn 24:26-33).
Abraão tinha um filho querido e desejava vê-lo casado, num lindo casamento. Ele tinha um servo fiel em quem confiava. Chamou, pois, o servo, que se chamava Eliezer, e disse: “Meu filho Isaque precisa de uma noiva muito especial. Eu tenho umas orientações para você: vá buscá-la no meio da nossa parentela, porque ela deve ter o mesmo sangue do meu filho”.
Bem, agora nós já vamos dizer quem estas pessoas representam:

·     Abraão representa Deus – o Pai;
·     Eliezer representa o Espírito Santo;
·     Isaque, o noivo – representa Jesus.
·     Rebeca representa a igreja fiel.

Então, Eliezer tomou consigo presentes que Isaque mandou para a noiva: (Gn 24:22) “… tomou o varão um pendente de ouro de meio ciclo de peso e duas pulseiras para suas mãos”. O noivo era muito rico!
O Espírito Santo também foi mandado pelo Pai para preparar a noiva de Jesus.

Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.” (Ef 5:27).

O Espírito Santo trabalha cuidando desta igreja, porque o Pai quer uma noiva especial para o Filho.
Como achar uma noiva para Isaque?
Eliezer observou as características:
·     Ter o mesmo sangue;
·     Ser bondosa, educada;
·     Ser trabalhadora.

A Palavra conta que ele foi à fonte onde as jovens iam buscar água. Vendo uma jovem, se dirigiu a ela e disse: “Ora deixa-me beber uma pouca de água do teu cântaro.” Ela assim fez, dando de beber a ele e aos camelos também.
Aconteceu tudo direitinho e o servo ficou louvando a Deus pela sua missão tão bem sucedida.
Que alegria ele teve! A noiva tinha o mesmo sangue do noivo, assim como a noiva de Jesus tem o seu sangue, clama por ele, assim se identifica com o noivo.
Rebeca recebeu as joias e quando o noivo a viu, reconheceu que ela era a noiva. Assim a igreja, noiva de Jesus, usa os dons espirituais e o noivo sabe que são as joias com que o Espírito Santo enfeita a noiva.
Eliezer disse assim: “Isto vem de Deus!”

Ele abriu seus tesouros: vasos de prata, de ouro, e vestidos para se vestirem. A igreja do Senhor, a noiva de Jesus, nesta hora está rica em poder: ouro – salvação; prata – dons espirituais; pedras preciosas e vestes limpas para todos os que estão ao seu redor.
“Mas uma é a minha pomba, a minha imaculada, a única de sua mãe, e a mais querida de aquela que a deu à luz; vendo-a, as filhas lhe chamarão bem-aventurada, as rainhas e as concubinas a louvarão.” (Ct 6:9).
No livro de Cantares de Salomão está escrito que há muitos tipos de igreja, mas uma só é a noiva de Jesus.
Agora era hora de Eliezer ir embora, porque já havia encontrado a noiva e ele tinha pressa de apresentá-la ao noivo. O Espírito Santo está preparando a noiva de Jesus para entregá-la a Ele.
A família disse a Eliezer: “Fique mais conosco. A noiva deve ficar mais, se despedindo da família dos amigos!”
“Bem, vamos deixar que ela decida.”
“Rebeca, irás com o varão ou ficarás um pouco mais?”
“Irei agora! Deixa-me partir.”
O Espírito Santo é gentil. O problema é individual. Nós também temos a nossa decisão.
O que você quer? Partirá com o Senhor ou ficará neste mundo?
– Eu quero o Senhor.
Chegará o momento, quando Jesus voltará e reconhecerá a igreja pelas joias, dons espirituais.

“Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas; eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã.” (Ap 22: 16).
Que maravilhoso é o nosso noivo Jesus!
“E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve (os que estão ao redor), diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.” (Ap 22:17).
“Aquele que testifica estas coisas diz: certamente cedo venho. Amém! Ora vem, (responde a noiva) Senhor Jesus.” (Ap 22:20).

CONCLUSÃO

Enfatizamos a lição do Espírito Santo trabalhando. Ele faz a pergunta: “Você quer ir encontrar-se com o noivo ou você quer ficar?”
“Fica comigo!” – Família, mundo.
Eu quero ir, subir no arrebatamento; eu faço parte da noiva de Jesus. Eu tenho o sangue de Jesus em mim; Ele me salvou, pertenço à família do noivo. Tenho riquezas que Ele me deu.
Jesus contempla a sua igreja e diz:
“Eis que és formosa, amiga minha, eis que és formosa; os teus olhos são como os das pombas entre as tuas tranças; o teu cabelo é como o rebanho de cabras que pastam no monte de Gileade.” (Ct 4:1).
“Irás com este varão?”
“Sim, eu irei!”

Há um banquete lá no céu.
“Irás tu com Jesus?”
“Sim. A igreja irá e eu faço parte da noiva do Senhor!”

Top