Lição para Crianças, Intermediários e Adolescentes – Páscoa

TEMA:    A  P Á S C O A

Aula:      O Cordeiro da Páscoa  e  Jesus, o Cordeiro da Nossa Páscoa

Êxodo 12:11

“Desta maneira o comereis: lombos cingidos, sandálias nos pés e cajado na mão; comê-lo-eis às pressas; é a PÁSCOA DO SENHOR”.

Introdução:

O nosso assunto é a Páscoa, a Páscoa do Senhor.

A história da Páscoa é cheia de detalhes e preparativos.

Nessa história, temos que falar de Moisés. Quem lembra de sua história?

Moisés nasceu no período em que o povo de Deus era escravo dos egípcios e o Faraó era muito mau, fazendo o povo de Deus sofrer muito.  O povo hebreu já sofria tanto com o trabalho pesado, com as chicotadas que recebia, e agora sofria porque Faraó mandou matar os meninos do sexo masculino que nasciam e Moisés nasceu neste período de morte.

Só que o nosso Deus instruiu a mãe de Moisés, e ele foi colocado num cestinho e o cestinho foi colocado no rio, de forma que quando a filha de Faraó foi tomar banho no rio, ela encontrou o menino Moisés.  Ele era tão lindo que ela logo entendeu: “O bebê é do povo hebreu, e para ele não morrer, a mãe o colocou no cestinho e agora eu vou cuidar dele como meu filho”.

Moisés foi para o palácio de Faraó, e os hebreus continuaram sofrendo como escravos que eram.

O povo então CLAMOU ao Senhor por uma libertação desta escravidão:

” CHEGA SENHOR! NÃO AGUENTAMOS MAIS!”  Clamaram ao Senhor e o Senhor  os ouviu.     Moisés cresceu, se tornou adulto e pensou… ” Não sou egípcio, eu sou do povo de Deus e não quero morar aqui nesta terra cheia de idolatria e tudo que desagrada ao meu Deus”, e foi-se embora do Egito.

O Senhor gostou da atitude de Moisés e o chamou Moisés e disse: “Meu povo está clamando por mim e vou usar você, Moisés, para tirar o meu povo do Egito, livrá-los da escravidão, para glorificarem o meu nome fora do Egito.  Vou levá-los para a terra que prometi aos seus pais, Abraão, Isaque e Jacó”.

Então Moisés foi e deu o recado de Deus a Faraó: “Faraó, deixa o meu povo ir para que me celebre uma festa no deserto”. Faraó disse: NÃO.

Deus, então, foi preparando o seu povo e o povo de Faraó com grandes sinais, até Faraó deixar o povo ir.

O povo de Deus se alegrava com as maravilhas que via, fortalecia seus corações e eles glorificavam a Deus.  Viviam sabendo que o Senhor Deus os libertaria.

O povo de Faraó, os egípcios, iam ficando amedrontados e assustados.  Faraó ia ENDURECENDO  o seu coração, e o povo sofrendo o resultado da desobediência de Faraó.

Como o nosso Deus é ONISCIENTE, sabe de tudo, Ele disse a Moisés que enviaria a última praga, a última lição para os egípcios, e com esta praga Faraó ficaria HORRORIZADO que até iria dizer: ” CHEGA!  Eu deixo o povo escravo ir e que levem tudo!”

A última praga foi a morte dos PRIMOGÊNITOS, que são aqueles que nascem primeiro!

Como Deus sabia que Faraó ia acabar deixando o povo ir, então Ele diz a Moisés:

“Antes da partida de vocês, vamos comemorar, vamos festejar, a alegria será muito grande!”

“Vamos fazer uma festa!”

E como seria esta festa? Como serão os preparativos? Quem vai participar? Onde será feita esta festa? A que horas será a festa?

Deus explicou tudo com muitos detalhes:

Cada família vai pegar um cordeiro ( o filhote da ovelha).  Ele tem que ser macho, sem mancha, de um ano. Deviam trazê-lo para casa e deixá-lo perto deles, dos hebreus.  As crianças podem brincar com ele e fazer carinho.

No dia que Eu disser, vocês vão sacrificar este cordeirinho na parte da tarde, e o sangue

do cordeiro será passado nas ombreiras e verga da porta de cada casa.

Depois, ele será assado POR INTEIRO e comerão com pães asmos  e ervas amargas.

Ah! Não podem comê-lo cru, nem comer cozido na panela. Tem que ser assado no forno.

Todos comerão de tudo do cordeiro, inclusive as crianças.

A festa será um jantar e todos participarão, todas as famílias, crianças e adultos.

As famílias grandes convidam as famílias pequenas. As crianças vão comer e se alegrar com as visitas, portanto a festa será na casa das famílias.

O que sobrar do cordeiro deverá ser queimado.

Esta será a festa da PÁSCOA DO SENHOR!  E todo o ano será comemorada e ensinada aos filhos para que não se esqueçam do significado dela.

Que maravilha, festa já é bom, festa para comemorar a saída do Egito, o final dessa vida de escravidão é melhor ainda.

Havia alegria no meio do povo de Deus e muita tristeza no meio do povo egípcio, porque o primogênito de cada família egípcia havia morrido.  Desde o primeiro filho de Faraó, até entre os animais houve morte.  Aconteceu o que o nosso Deus havia dito:

O anjo passará em todas as casas do Egito, onde houver um primogênito, este morrerá, mas na casa do meu povo em que houver o sangue do cordeiro, mau algum ocorrerá, o anjo passará por cima.  De fato, entre o povo de Deus, todos obedeceram e nenhum morreu.

O Senhor deu livramento, salvação e alegria ao seu povo.   68 QUANDO ISRAEL SAIU DO EGITO.

Hoje nós também comemoramos a PÁSCOA.O NOSSO CORDEIRO É JESUS .

Não temos mais que sacrificar o cordeiro.  João Batista apontou para Jesus e disse:

” Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” 94 AQUILO QUE MELHOR EXISTE.

Hoje, temos JESUS.   JESUS é o nosso cordeiro pascal.  Jesus foi sacrificado por nós.  Ele foi pendurado numa cruz, seu sangue escorreu desde o alto da cruz de madeira por nós para nos dar SALVAÇÃO,  VIDA, VIDA ETERNA, PERDÃO, LIVRAMENTO, PROTEÇÃO e tantas outras coisas boas mais.

Este mundo em que vivemos lembra o Egito.  Não queremos participar deste mundo, não queremos fazer as coisas erradas que são feitas neste mundo (Exemplos… escreva aqui os exemplos que devo dar).

Queremos que o sangue de Jesus seja passado em nosso coração para nos trazer alegria.

Jesus morreu à tarde como o cordeirinho, foi sepultado, mas ao terceiro dia ressuscitou  para nos dar VITÓRIA. 79 SEI QUE NA CRUZ  SEU SANGUE VERTEU

O povo saiu do Egito, como nós também saímos deste mundo mau, ruim, para andarmos com

Jesus.

JESUS NOS ENSINOU COMO CELEBRAR A NOVA PÁSCOA, A PÁSCOA EM QUE ELE É O CORDEIRO.

A Nova Páscoa é a Nova Aliança que o Senhor Jesus preparou para nós.

Jesus pegou o pão, abençoou, o partiu e distribuiu para os discípulos, seus alunos, e lhes disse:

“Este pão é o meu corpo, comam”.

Depois, Jesus pegou o cálice, o abençoou e o deu aos seus discípulos, e disse-lhes: “Bebei deste cálice pois é o meu sangue.  O sangue da Nova Aliança , da Nova Páscoa.  Bebam”.

Comemos do pão e bebemos do vinho, fazemos  isto em memória do sacrifício de Jesus na cruz, até que Ele volte para nos buscar.  Ele prometeu que voltaria e não falhará.  Iremos morar para sempre no céu com Jesus, 121 SOMOS CIDADÃOS DO CÉU.

Top