Taioba

Xanthosoma sagittifolium(L.) Schott, vulgarmente conhecida por orelha-de-elefante (quando usada como planta ornamental), macabomangarámangará-mirimmangaretomangaritotaiobataiovataiá ou yautia, é uma espécie da família das Araceae, originária da América Central e hoje largamente cultivada nas regiões tropicais e subtropicais. Produz cormos ricos em amidos, muito utilizados na alimentação humana e animal. Suas cultura e a utilização são muito semelhantes às do taro.

Etimologia

"Taioba" e "taiova" têm origem no tupi antigo taîaoba (ou taîoba).

Na culinária

A taioba é muita apreciada na cozinha típica de Goiás. As pesquisas já comprovaram que a folha tem mais vitamina A do que a cenoura, o brócolis ou o espinafre. Por ser rica em vitamina A e amido, é um alimento fundamental para as crianças, idosos, atletas, grávidas e mulheres que amamentam.

Em sua composição, encontramos cálcio, fósforo, ferro, proteínas e uma grande quantidade de vitaminas: vitamina A, vitaminas B1, B2 e C. Tanto o talo quanto as folhas apresentam os mesmos elementos, apenas em proporções diferentes. Nas folhas, encontramos mais ferro e mais vitamina A. O valor energético para cada 100 gramas de talo é de 24 calorias, enquanto que, nas folhas, temos 31 calorias para as mesmas 100 gramas.

Confusão com a taioba-brava

Vale destacar o perigo do consumo por engano da taioba-brava (Colocasia antiquorum Schott),planta tóxica se consumida por humanos devido ao oxalato de cálcio.

Ambas as plantas possuem oxalato de cálcio e seu consumo causa ardor na garganta e na boca.

Para o consumo da taioba mansa, recomenda-se ferver as folhas por alguns minutos e, em seguida, escorrer a água usada.

Taioba
Xanthosoma sagittifolium no riacho Waiahole, no Havaí.

Xanthosoma sagittifolium no riacho
Waiahole, no Havaí.

Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Alismatales
Família: Araceae
Género: Xanthosoma
Nome binomial
Xanthosoma sagittifolium

 

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Top