Palavra ao Professor – 07/02/2015

ESCOLA BÍBLICA PARA JOVENS E OBREIROS – 07/02/2015
– TEMA: NAÇÃO SACERDOTAL
– ASSUNTO: ISRAEL: REINO SACERDOTAL
– TEXTO FUNDAMENTAL: ÊXODO 19:5-6

COM BASE EM ÊXODO 19.5, COMENTAR AS CONDIÇÕES PARA QUE ISRAEL FOSSE REINO SACERDOTAL, NAS SEGUINTES EXPRESSÕES:
“…SE DILIGENTEMENTE OUVIRDES A MINHA VOZ…”
“…GUARDARDES O MEU CONCERTO…”

FAZER A APLICAÇÃO PROFÉTICA
(Os textos usados neste estudo foram extraídos da Tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida, versão 1995).


SIGNIFICADO DE:
NAÇÃO: povo, gente, pátria, terra.
PECULIAR: típico, característico.
DILIGENTEMENTE: cuidadosamente, zelosamente.
CONCERTO: aliança, pacto.
– SACERDOTE: o homem da tribo de Levi que servia de intermediário entre Deus e o povo.
– SACERDÓCIO: a ação de intermediação feita pelo sacerdote. O ofício sacerdotal.
– SACERDOTAL: aquilo que está relacionado ao sacerdócio.
– SACERDÓCIO DO CRENTE: o direito dado pelo Senhor Jesus ao crente de se dirigir ao Pai em nome de Jesus.
NAÇÃO SACERDOTAL: povo chamado para falar e testemunhar do nome do Senhor.
REINO SACERDOTAL: reino de sacerdotes, de pessoas separada e consagradas ao serviço de Deus, para ser sal da terra e luz do mundo.
POVO SANTO: povo separado para o Senhor e que não se mistura com o mundo nem absorve a vida pecaminosa do mundo.


OBSERVAÇÕES:

  1. Separar ALGUNS jovens ou obreiros para as tarefas que estão no final da lição.
  2. Os textos em itálico são transcrições literais dos estudos recebidos dos grupos de jovens e obreiros.

OBJETIVO DESTE ESTUDO SOBRE “NAÇÃO SACERDOTAL”:
Conscientizar a igreja fiel de Jesus de que ela é o instrumento que o Senhor tem nas mãos para anunciar ao mundo a verdadeira mensagem do reino de Deus.
No VT Israel foi levantado para ser o instrumento nas mãos de Deus a fim de anunciar às Nações em redor a mensagem do Deus verdadeiro. Desde a saída do Egito até à posse de Canaã, Israel deixou essa mensagem para as nações no meio das quais habitou. Todavia cometeu também muitas falhas no anúncio dessa mensagem. Essas falhas de Israel ocorreram sempre no momento em que deixava de dar ouvidos ao Senhor através dos profetas. A maior falha foi não ter ouvido a mensagem dos profetas sobre a vinda do Senhor Jesus (O Messias).
Assim a Igreja, no NT, através do testemunho em Jerusalém e em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da Terra, deixou também a mensagem verdadeira do Reino de Deus, anunciando a toda criatura a salvação no Senhor Jesus. Todavia cometeu também muitas falhas nesta sua missão e tais falhas foram cometidas todas as vezes que deixou de ouvir a voz do Espirito Santo, dando ouvidos à voz da razão e do argumento humano, sobretudo a partir do período profético identificado na carta à igreja de Pérgamo (Apoc. 2:12-17), quando a igreja foi secularizada, sendo dominada e governada pelo então império Romano.
À medida que os sinais dos tempos apontam para o tempo do fim, o mundo se torna cada vez mais carente de conhecer o evangelho puro que anuncia o Reino de Deus. Quem tem a responsabilidade de anunciar “as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”, é a igreja fiel de Jesus, como Nação Sacerdotal, porque ela foi chamada para ser “a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido,…”. Portanto, ela não tem motivo para falhar no testemunho para o mundo de um Jesus que morreu, ressuscitou e vai voltar.


COM BASE EM ÊXODO 19.5, COMENTAR AS CONDIÇÕES PARA QUE ISRAEL FOSSE REINO SACERDOTAL, NA SEGUINTE EXPRESSÃO:

“…SE DILIGENTEMENTE OUVIRDES A MINHA VOZ…”

Êxodo 19:5 – “agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz (…)”.

COMENTÁRIO
A condição estabelecida por Deus quanto ao ouvir sua voz demonstra a disposição dEle em falar com a nação, pois o Senhor tem prazer em se relacionar com o homem, revelando sua vontade. Porém a continuidade disso estava condicionada à disposição do povo em ouvir a voz do Senhor.
Qual seria a responsabilidade de uma Nação Sacerdotal? Manifestar às nações ao redor que o Senhor era o Deus de Israel, preparando o mundo para a vinda do Messias. O projeto de Deus era tornar Israel uma nação que intermediasse as questões das outras nações diante de Deus. Que as nações tivessem um verdadeiro conceito de Deus, através do testemunho de Israel. E não somente um conceito, mas também a certeza de um Deus presente, que se relaciona com o homem. Essa intermediação seria possibilitada pelo sangue do cordeiro, que era o centro do culto ministrado pelo sacerdote.
Até nos momentos em que Deus permitia que os inimigos se colocassem contra Israel, Deus queria com isso que Israel fosse uma nação sacerdotal, sendo vitoriosa sobre seus inimigos e a vitória fosse do Deus de Israel.
Deus falava ao seu povo através dos profetas e todas as vezes que Israel ouvia a voz dos profetas, sempre proclamava às outras nações que o Deus de Israel era Deus vivo, , pelo testemunho das vitórias que alcançava.
Deixando de dar ouvidos à voz do Senhor, Israel falha na sua função como nação sacerdotal e passa a ser igual às nações ao redor. O povo de Israel havia se igualado aos povos vizinhos. Portanto, apostatou, buscando viver os mesmos valores das nações em volta, abandonando a aliança com Deus.
A verdadeira condição de reino sacerdotal que o Senhor queria ver em Israel seria ouvir e crer na grande mensagem dos profetas que era a vinda do Senhor Jesus, como o Messias. Nisso Israel falhou, pois não recebeu o Senhor Jesus (João 1:11).

APLICAÇÃO PROFÉTICA
Deus não mudou em sua disposição de falar como o homem. Naquilo que Israel falhou, Deus providenciou “outra nação” para com ela se relacionar, a fim de que ela cumpra seu propósito de anunciar ao mundo um projeto de salvação.
“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” 1Pe 2:9
Qual a responsabilidade da Igreja como nação sacerdotal? Manifestar ao mundo que só Jesus é Senhor e assim, o mundo ver na igreja o testemunho dessa mensagem. O louvor e a glória por todas as vitórias da igreja e todas as operações do Senhor no meio dela, serem atribuídos ao Senhor e não a homens.
Como nação sacerdotal, a igreja aponta para o projeto que religa o homem a Deus, que é sacrifício e o poder do sangue de Jesus operando no Corpo.
“… Tudo que ligardes na terra será ligado no céu…” Mateus 18.18
Ouvir diligentemente a voz do Senhor é ouvir aquilo que “o Espirito Santo diz às igrejas”, ou seja, ouvir a revelação do Espirito Santo. É ouvir dando crédito e valor às palavras daquele que fala. Através do uso nos dons espirituais a igreja, como reino sacerdotal, proclama para de fora que o Senhor está no meio dela (I Cor 14:24-25).
Se a igreja deixar de ouvir a voz do Espírito Santo, certamente falhará em sua função e se descaracterizará como nação santa, assumindo a forma de um cristianismo que não mais tem uma mensagem para a alma, mas um cristianismo onde tudo converge para o material, onde tudo é uma imitação pálida do mundo.
Imitar as nações de fora, ou seja, o mundo, isso leva a igreja a perder a condição de reino sacerdotal, pois passa a usar o argumento e a razão em lugar da revelação e assim se torna como os demais que estão ao redor.
A grande mensagem que a igreja proclama na condição de reino sacerdotal é que Jesus morreu, mas ressuscitou e vai voltar. Ela não tem motivos para falhar nessa mensagem.


COM BASE EM ÊXODO 19.5, COMENTAR AS CONDIÇÕES PARA QUE ISRAEL FOSSE REINO SACERDOTAL, NA SEGUINTE EXPRESSÃO:

“…GUARDARDES O MEU CONCERTO…”

Êxodo 19:5 – “agora, pois, se (…) guardardes o meu concerto, (…)”.

COMENTÁRIO
O concerto estava representado pelos Estatutos recebidos por Moisés das mãos do Senhor para serem observados (guardados) pelos filhos de Israel. Nesse concerto estava toda a orientação do Senhor para tornar Israel um reino sacerdotal. Era a Palavra de Deus para que o concerto (aliança) fosse mantido com Israel desde que guardasse as ordenanças nele contidas.
Esse concerto não era a expressão da vontade de Moisés. Ele não elaborou as ordenanças, nem as copiou dos estatutos dos povos ao redor, mas as recebeu por revelação de Deus dada no monte Sinai durante quarenta dias de jejum. Era o concerto de Deus (“O meu concerto”).
Só seria possível guardar o concerto se Israel desse ouvidos à voz do Senhor. Como falhou em ouvir a voz do Senhor Israel acabou invalidando o concerto (Jeremias 31:31-32).

APLICAÇÃO PROFÉTICA
A igreja na condição de reino sacerdotal tem a Palavra revelada pelo Espirito Santo como base do seu concerto com o Senhor. O mundo ao redor tem um verdadeiro conceito do Senhor quando a igreja testemunha do reino de Deus através da Palavra.
A experiência com a palavra revelada, a doutrina do clamor pelo sangue de Jesus, a consulta à palavra, a doutrina de corpo, os dons espirituais, o batismo com o Espírito Santo, além das demais doutrinas vividas pela igreja, não são a expressão da vontade de homens. Não elaboramos, nem as copiamos de quem quer que seja, mas é resultado da operação do Espírito no meio da igreja e fruto da busca e da disposição em ouvir a voz do Senhor ao longo da caminhada.
A condição da igreja como nação sacerdotal é porque ela guarda o concerto do Senhor por amor e não por imposição: “…se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada” (João 14:23). A presença do Senhor habitando no meio da igreja é que dá a ela a condição de mostrar para o mundo que é reino sacerdotal.
Não são dogmas, normas ou estatutos e ordenanças humanas que garantirão à igreja a condição de reino sacerdotal, mas, sim, o guardar no coração a Palavra do Senhor, conforme Jeremias 31:33-34.
A igreja fiel de Jesus prega a Palavra, vive a Palavra, tem experiência com a Palavra e usa a revelação da palavra como forma de vida.


TAREFA PARA SALA DE AULA:

  1. De que forma você pode demonstrar ao mundo que pertence a uma igreja que é sacerdotal?
  2. É possível citar, na prática, como se dá a experiência de viver a Palavra como forma de vida?
Top