Reunião de Senhoras – 20/08/2014

ASSUNTO: A Palavra de Deus como instrução para a vida eterna”
TEMA: ANA, EXEMPLO DE INCLUSÃO DOS FILHOS NA HISTÓRIA DE ISRAEL.

TEXTO BASE: I SAMUEL 1.22
“Porém Ana não subiu, mas disse a seu marido: Quando o menino for desmamado, então, o levarei, para que apareça perante o Senhor e lá fique para sempre.”

INTRODUÇÃO

Ana é um exemplo de mãe fiel na transmissão da herança do Senhor aos filhos.
A palavra Ana significa graça. Era a esposa amada por Elcana.
Sua vida foi marcada pelo louvor, pela fé e pela oração. Ana tinha uma grande tristeza em sua alma por ser estéril e por ser humilhada por Penina. Mesmo com a sua alma amargurada ela discerniu o momento em que vivia, a casa de Eli, o Sacerdote, estava em decadência, Israel estava vivendo um período de materialismo e desumanidade.
Ana ora, roga a Deus por um filho e oferece-o ao serviço da casa de Deus.

DESENVOLVIMENTO

Como era costume do povo de Deus, Elcana ia com toda a família para os sacrifícios a Siló, e nessas idas anuais, Penina, como sempre, humilhava Ana por ela ser estéril: “E a sua competidora excessivamente a irritava para a embravecer, porquanto o Senhor lhe tinha cerrado a madre.” – I Samuel 1.6
Ana sofria em silencio, “com amargura de alma”, mas calada.

Numa dessas idas anuais a Siló, Ana entra no templo do Senhor e com amargura orou ao Senhor, e chorou abundantemente pedindo um filho e, ali, ela promete que o daria ao Senhor. Deus visitou o seu coração e viu nela sinceridade e amor pela sua obra. O Senhor podia, naquele coração, cumprir o projeto de Deus, que era ter um substituto para Eli, o Sacerdote.
Eli a observava e disse-lhe: “… vai em paz, e o Deus de Israel te conceda a tua petição que lhe pediste.” – I Samuel 1.17
Assim Ana se levanta de madrugada e de posse da benção se alegra e o seu semblante não era mais triste, a profecia se cumpriu e nasceu Samuel.
Elcana subiu para o sacrifício anual, com toda a sua casa e a cumprir o seu voto. I Samuel 1.21

Ana, porém diz que só levaria o menino quando fosse desmamado.
Sabedoria da serva. Era necessário aquele tempo com o menino, aqueles momentos de aconchego, de carinho, de intimidade, mãe e filho. Neste período de amamentação ela poderia estara só com o menino, cantar louvores, orar por ele, falar do Senhor ao seu ouvido, entregá-lo todos os dias ao Senhor Deus. Passar a ele saúde física através do leite materno, (Alimento mais completo para esta idade), dar a ele imunidade, saúde e principalmente incutir nele a intimidade com Deus.
Ana cumpre o seu voto e no tempo certo o leva ao tabernáculo em Siló para entregá-lo ao Sacerdote Eli – I Samuel 1.24
Samuel crescia diante do Senhor e ministrava perante Ele, sendo ainda menino. Sua mãe todos os anos, levava para ele uma túnica, feita por ela, tecida fio a fio, oração após oração, Ana acompanhava o crescimento de Samuel, e ano após ano levava uma túnica nova para ele.
Samuel via o mau testemunho dos filhos do Sacerdote Eli, mas não se deixou abater e nem seguiu o testemunho maligno deles, mas prosseguiu na obediência, comprometido com Deus, com seu projeto, com seu povo.
Mais tarde, após a morte de Eli, ele vem a ser profetajuiz (Samuel foi o último juiz de Israel), e sacerdote, e é citado em Hebreus 11.32 como um dos heróis da fé.

CONCLUSÃO

Ana, uma serva que soube calar diante das afrontas da outra mulher e no silêncio pode ouvir a voz de Deus e receber o livramento. Um exemplo de mãe que esperou somente em Deus.
O cântico de Ana, cântico de vitória (I Samuel 2.1-10), revela o verdadeiro testemunho dessa mulher nobre.
Ana é exemplo de fé, perseverança, pois é necessário buscar o Senhor a cada dia pelos nossos filhos. Não podemos descansar e deixar de lhes dar o alimento para a alma, seja ele pequeno, grande ou casado. Não podemos parar de tecer a túnica e haverá um louvor, uma glorificação por vermos a Palavra de Deus se cumprindo na vida de cada um deles.

Top