Assunto: O CONHECIMENTO DE JESUS
Tema: JESUS, O HOMEM PERFEITO
4ª AULA – 27-jan-13
Lucas apresenta o Senhor Jesus como homem perfeito e o apresenta aos gregos, sendo ele próprio grego e por isso entendia o interesse dele pela perfeição, pela ciência e pelo conhecimento das pessoas. Os gregos eram estudiosos e interessados em detalhes.
Lucas é aquele que narra o nascimento de Jesus em minúcias, em detalhes. O relato da anunciação do nascimento pelos anjos no capítulo 2 é rico, lindo.
Enquanto Jesus, como ser humano, estava numa manjedoura, um exército celestial de anjos dava Glória e Aleluia pelo homem perfeito que era visto na figura de um recém-nascido.
Lucas conta a genealogia de Jesus. Apresenta-o como homem e fala: “… sendo, como se cuidava, filho de José …” (Lc 3:23). E termina assim: “… de Adão e Adão de Deus.” (Lc. 3:38). É a origem do homem. Adão representa a raça humana.
É Lucas quem fala do paralítico que foi curado pelo Senhor Jesus e conta que ele se firmou nos seus artelhos (tornozelos). Do ponto de vista médico Lucas é detalhista para os gregos, pois eles gostavam disso. Colossenses 4:14 confirma que Lucas era médico.
Depois Deus usou:
– Mateus para falar aos judeus, apresentando-lhes Jesus como Rei;
– Marcos para falar aos romanos sobre Jesus como servo;
– Lucas para falar aos gregos sobre Jesus como homem;
A cor que se relaciona ao evangelho de Lucas é o Branco, pois fala de Jesus como o homem perfeito, o justo.
A figura, em Apocalipse que está relacionada ao evangelho de Lucas é a do terceiro animal que tinha o rosto como de homem; Isso é para falar que Jesus veio ao mundo como um ser humano.