Início » Estudo para Senhoras – 11/09/2013
Posted in

Estudo para Senhoras – 11/09/2013

ESTUDOS BIBLICOS PARA SENHORAS – 11/SET/2013

ASSUNTO: A Identidade da Obra do Espírito Santo
TEXTO FUNDAMENTAL: I Samuel 16:18

ATIVIDADES

1. Falar sobre o sentido da Identidade da Obra do Espírito Santo na vida de Davi, conforme I Samuel 16:18

2. Fazer a aplicação profética.

 

LEITURA DO TEXTO: – I Samuel 16:18 – (JFA-ERC-1995)

“Então, respondeu um dos jovens e disse: Eis que tenho visto um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente, e animoso, e homem de guerra, e sisudo em palavras, e de gentil presença; o SENHOR é com ele.”

 (Os textos usados neste estudo foram extraídos da Tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida, versão 1995)

NOTAS:

1.     A sugestão a seguir servirá para facilitar a composição da mensagem a ser elaborada pela irmã responsável pela Palavra no dia da reunião.

2.     Recomendamos que seja lida toda a passagem bíblica do assunto sugerido, para melhor compreensão do assunto;

3.     É importante fazer a aplicação profética na vida da igreja ou das irmãs.

INTRODUÇÃO

A obra que o Espírito Santo realiza em nossos corações tem uma identidade. E o que é identidade? É um conjunto de características que revela quem somos. E a obra do Senhor tem suas características. Ao longo do tempo o Senhor tem realizado a sua obra nos corações daqueles que desejam ouvir a sua voz, fazer sua vontade.

Houve um tempo em que o povo de Israel, vendo que todas as nações vizinhas possuíam rei, foi até Samuel, que era profeta, e pediu um rei. Samuel aborreceu-se, e disse o Senhor a Samuel: “Ouve a voz do povo em tudo quanto te disser, pois não tem rejeitado a ti; antes, a mim me tem rejeitado, para eu não reinar sobre ele”     (I Samuel 8:7). Assim o Senhor levanta Saul como rei segundo o coração do povo.

Saul começa a desviar-se dos caminhos do Senhor quando fez a sua vontade e não a vontade do Senhor, desobedecendo, andando conforme a sua razão e por isto o Senhor o rejeita como rei (I Samuel 15:11).

Então o Senhor ordena a Samuel a ungir um rei não segundo a aparência, mas segundo a sua vontade, porque ELE conhece os corações. E o Senhor fala a Samuel: “Enche o teu vaso de azeite e vem; enviar-te-ei a Jessé, o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei. E convidarás a Jessé ao sacrifício, e Eu te farei saber o que hás de fazer, e ungir-me-ás a quem eu te disser.”

Samuel fez como o Senhor ordenara, santificou a Jessé e seus filhos, e quando viu a Eliabe, o filho mais velho, pensou ser ele o ungido do Senhor pela sua aparência, porém o Senhor lhe disse: “Não atentes para sua aparência; porque o Senhor não vê como vê o homem. Pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha o coração.” E passaram sete filhos de Jessé e o Senhor havia rejeitado a todos, e Samuel pergunta a Jessé: Acabaram os jovens? E disse: Ainda falta o menor, e eis que apascenta as ovelhas. Envia e manda-o chamar, porquanto não nos assentaremos em roda da mesa até que ele venha aqui. E quando chegou disse o Senhor: Levanta-te e unge-o, porque este mesmo é. Samuel tomou o vaso do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi.

Quando falamos na obra que agrada ao Senhor, estamos  falando da OBRA DE DAVI, que é  tipo daquele que faz a vontade do Senhor em sua vida. Saul havia perdido a benção do Senhor andando conforme sua vontade e foi levantado rei segundo a vontade do povo. Davi é ungido rei pela vontade do Senhor e não por sua aparência. O nome Davi significa ‘‘amado” ele é tipo do Senhor Jesus, que é rei e reina em nossos corações. Davi filho de Jessé o belemita a profecia (Mq 5:2) do Senhor Deus já dizia a respeito da raiz de Jessé, falava a respeito de Belém, porque Jessé era de Belém de Judá. A palavra Belém significa “casa do pão”, porque era ali que iria nascer o Senhor Jesus, aquele que é o Pão da Vida e não só isso, mas Ele também nos disse: ‘’Na casa de meu Pai há muitas moradas’’, então, é a morada eterna com o Pão celestial para as nossas almas. Samuel santificou a Jessé e seus filhos, a obra de Deus está diretamente ligada à santificação para que seja aceitável ao Senhor. Nós participamos a todo o momento do ato de santificação, do sacrifício vivo, eterno do Senhor Jesus que verteu o seu sangue por nós, para nos tornar agradáveis a Deus, para realizarmos o seu querer, a sua vontade e toda sua obra.

O Senhor disse a Samuel para não olhar para a aparência, a obra de Deus não é uma obra de aparência que agrada aos olhos, mas a obra de Deus satisfaz o homem no interior, no íntimo, na alma e a obra de Deus revelada transporta o homem à eternidade, ao tempo de Deus para que nós possamos na verdade alegrar no Senhor todos os dias da nossa vida.

Samuel pergunta; não há mais jovens? E a resposta foi: Ainda falta o menor, manda-o chamar, não nos assentaremos à roda da mesa até que venha. Hoje estamos  assentados ao redor da mesa porque o Senhor já veio e nos redimiu. Ele é o amado de nossa alma, nele nós temos alegria e prazer, estamos assentados ao redor da mesa porque  Ele está presente.

Samuel tomou o vaso de azeite e ungiu-o, e o Espírito do Senhor se apoderou de Davi, o filho de Jessé, o belemita (… Achei a Davi, filho de Jessé, varão conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade. Atos 13:22). Davi escolheu servir ao Senhor e quando escolhemos ter o Senhor Jesus como rei na nossa vida, passamos ter uma nova identidade, a nossa identidade não é mais a da nossa vontade, a nossa razão. Pois a obra que o Senhor realiza em nós é uma obra de salvação, não é por aquilo que somos ou possuímos, mas por aquilo que o Senhor está revelando e chamando, para a  glória do seu nome.  E a partir deste momento o Espírito Santo invade o nosso ser para nos dirigir e nos sustentar com o pão da vida  nesta caminhada até chegarmos à casa do PAI.