ASSUNTO: A IDENTIDADE DA OBRA DO ESPÍRITO SANTO
TEXTO FUNDAMENTAL: I SAMUEL 17:40
1 – FALAR DA IDENTIDADE DA OBRA DO ESPÍRITO SANTO NA VIDA DE DAVI E AS ARMAS USADAS POR ELE PARA VENCER.
2- FAZER A APLICAÇÃO PROFÉTICA.
LEITURA DO TEXTO:
‘’E tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco seixos do ribeiro, e pô-los no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão; e lançou mão da funda e foi-se chegando ao filisteu. ’’
Davi é tipo da OBRA DO ESPÍRITO SANTO, e esta obra tem uma identidade, tem suas características que revelam a operação do Senhor nos corações daqueles fazem a sua vontade.
Davi, homem segundo o coração de Deus, após ser ungido para ser rei, o Espírito do Senhor se apoderou dele, pois amava o Senhor Deus de todo o seu coração.
Quando viu o gigante Golias afrontar todo o exército de Israel e ao Senhor, ele não temeu mesmo sendo jovem, foi enfrentar Golias, pois o Senhor era com ele.
Golias que com arrogância se dizia possuidor de espada, lança, escudo que diariamente afrontava os exércitos de Israel, porém Davi o enfrentou não com as armas convencionais, pois elas de nada valeriam. ‘’Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu vou a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. ‘’I Sm 17:45.
Davi era jovem, de gentil aspecto, e as roupas e armas de Saul não permitiram sequer que ele andasse, porém, ele vai a Golias revestido de poder em nome do Senhor dos Exércitos.
Quais foram as armas usadas por Davi para lutar?
-
→CAJADO NA MÃO
→FUNDA
→ALFORJE
→PEDRAS.
APLICAÇÃO PROFÉTICA:
‘’Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas. ‘’ II Cor. 10:4
‘’Porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. ‘’Ef. 6:12
Estamos vivendo momentos de trevas, mas as nossas armas não são carnais, são armas espirituais:
Com o CAJADO NA MÃO, que fala da direção do Espírito, na batalha não estamos perdidos temos uma direção a seguir. A direção do Espírito Santo na nossa vida nos leva ao lugar certo, onde o Senhor nos dará os elementos para a vitória. Davi com o cajado na mão desceu ao ribeiro, ali era o local onde Deus lhe daria os elementos para aquela vitória. O ribeiro nos fala do enchimento do Espírito Santo, nos fala do preparo, da oração, nos fala de prostrarmos aos pés de Jesus.
A FUNDA, que fala do poder do Espírito Santo que atinge à distância.
O ALFORJE, fala do coração cheio de fé.
As PEDRAS, recursos colocados à disposição, dentro do alforje para garantir segurança no ataque, e estes recursos são os MEIOS DE GRAÇA que o Senhor tem revelado.
O Senhor nesta hora quer um povo valente, destemido, disposto e pronto para a luta, para a batalha, porque os elementos da vitória já estão dados, as armas da nossa milícia não armas carnais, mas são armas poderosas em Deus.
‘’Achei a Davi, meu servo, homem segundo o meu coração que fará toda a minha vontade’’. O Senhor deseja servos e servas de coração puro, reto, conforme o coração do Senhor, e Davi era homem como nós, sujeito às mesmas fraquezas, era carne, ele teve suas lutas, mas permaneceu fiel na presença do Senhor, pois a sua confiança estava no Senhor.
‘’Eu sou pobre e necessitado; mas o Senhor cuida de mim: tu és o meu auxílio e o meu libertador; não te detenhas, ó meu Deus. ‘’ Salmos 40:17