ASSUNTO: ALIANÇAS FIRMADAS POR DEUS COM OS HOMENS
TEMA: ALIANÇA COM DAVI
1. FALAR DO DESEJO DE DEUS EM ESTABELECER UMA ALIANÇA COM DAVI
2. FAZER APLICAÇÃO PROFÉTICA
TEXTO FUNDAMENTAL: SALMOS 105:7e8
“Ele é o Senhor, nosso Deus; os seus juízos estão em toda a terra”. “Lembra-se perpetuamente do seu concerto (ALIANÇA), da palavra que mandou, até milhares de gerações”.
INTRODUÇÃO
ALIANÇA: significa pacto, acordo, combinação, assumir responsabilidades.
Desde a criação podemos ver por parte de Deus um grande desejo em fazer ALIANÇAS com o homem. Este desejo, movido pelo grande amor de Deus, teve uma razão; Ele não queria ver o homem distante dele, ao contrário, queria relacionar-se com o homem e resgatá-lo para junto Dele.
O homem ao longo das gerações quebrou as ALIANÇAS com Deus, pela sua infidelidade e pecado, mas Deus permaneceu Fiel não desistindo do homem, sempre se revelando amigo e companheiro. Deus pela sua misericórdia e amor prepara para o homem pecador o perdão e o socorro, buscando através das gerações homens fiéis para renovação das ALIANÇAS.
“Porque as montanhas se desviarão e os outeiros tremerão; mas a minha benignidade não se desviará de ti, e a ALIANÇA da minha paz, não mudará, diz o Senhor, que se compadece de ti” (Is. 54:10)
DESENVOLVIMENTO
· ALIANÇA COM DAVI: Salmos 89: 3e4 / II Samuel 7:16 e 23:5
Após a morte de Josué, passa o período dos juízes, o reinado e a morte de Saul. O profeta Samuel morre no fim do reinado de Saul e Davi é aclamado rei de Judá no período do profeta Natã. Todas estas gerações são passadas até que Deus acha a Davi homem conforme o Seu coração e faz com ele uma ALIANÇA. (At. 13:22).
Era desejo de Davi fazer um templo para arca de Deus e ele fala ao profeta Natã. O Senhor fala ao profeta e manda dizer a Davi lembrando-o de como ele foi tomado de detrás das ovelhas, para que fosse rei sobre Israel, de como destruiu seus inimigos, e como tinha feito seu nome grande entre os grandes da terra.
E Natã fala com Davi de uma ALIANÇA que Deus faria ele; de que quando ele dormisse com seus pais, Deus levantaria da sua descendência (da sua semente) um que edificaria uma casa ao Senhor e o trono do seu reino seria confirmado para sempre (II Sm. 7: 8,9,12 e13).
Salomão, filho de Davi, edificou o templo para colocar a Arca do Senhor (I Re. 6).
Na Aliança Deus fala a Davi que sua casa e o reino seriam firmados para sempre, e o trono seria firme para sempre (I Sm 7:16). Esta ALIANÇA foi cumprida no Senhor Jesus, o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu e cujo Trono está estabelecido para todo sempre (Ap. 4:5).
“Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas: Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã” (Ap. 22:16).
APLICAÇÃO PROFÉTICA
Salomão, como Deus havia dito na ALIANÇA feita com Davi, construiu o Templo para a Arca do Senhor, e ali era o lugar de adoração ao Deus de Israel.
Nós os servos fiéis do Senhor somos templo do Espírito Santo, como nos afirma a palavra de Deus (I Co. 6:19). Somos guiados por este Espírito Santo Consolador a cada dia, rumo a nossa Terra Prometida, a Jerusalém Celestial.
O Senhor fez com Davi e sua descendência uma ALIANÇA Eterna cumprida Jesus, a raiz de Davi, que venceu a morte, e estabeleceu seu Trono para todo sempre na Eternidade.
Nós, os lavados no sangue do Cordeiro, também fazemos parte destaALIANÇA, que vem alcançando gerações após gerações até nossos dias, e até que se completem o número de salvos, pois somos coerdeiros e participantes das promessas em Cristo (Ef. 3:6).
“E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus e coerdeiros de Cristo: se é certo que com Ele padecemos, para que também com Ele sejamos glorificados”( Rm. 8:17)