ASSUNTO: LEVANTAR DEFESAS
TEMA: FÉ INABALÁVEL
“Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?” I João 5:4 e 5
INTRODUÇÃO
O texto lido, nos fala que vencemos o mundo através da fé. Antes de qualquer coisa, precisamos entender o que é a fé, qual a sua definição.
Vamos ler o texto em Hebreus 11:1: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.” Então, a fé é um firme fundamento.
Fundamento é base, sustentação da vida do servo de Deus. Sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11:6).
DESENVOLVIMENTO
A fé é sustentação para as coisas que se esperam e também a prova ou certeza das coisas que se não vêem. Como as promessas celestiais que cremos que existem, mas não vemos. Fé é a certeza das realizações eternas, neste caso. E temos certeza também das promessas que Deus nos fez, à nossas vidas, aqui neste mundo.
A fé não vem de nós, é dom de Deus (I Co 12:9) e ainda faz parte do fruto de Espírito (GI 5:22).
A fé não vem de nós, é dom de Deus (I Co. 12:13).
A fé tem sua sede no coração, não é algo alcançado pelo nosso esforço físico ou mental (imaginação), mas Deus nos dá conforme a medida da fé que ele repartiu a cada um (Rom 12:13).
A Fé verdadeira, que agrada a Deus, não é só dizer que crer que Jesus é o Salvador e Senhor, mas como diz em Romanos 9:9 e10; o crer vem do coração, a fé que Deus concede, é para justiça ou justificação do que crer e com a boca confessa, testemunha o que Deus tem feito em nossas vidas nos dando salvação.
O texto em João 5:24 diz que primeiro devemos ouvir a palavra de Deus, e em Rom. 10:17, confirma isto, a fé vem pelo ouvir, ouvir a palavra de Deus.
Então, ouvimos a palavra de Jesus e cremos naquele que o enviou (o Pai), entendendo o projeto de salvação para o homem.
Voltando ao texto que lemos inicialmente, I João 5:4, o apóstolo João afirma que a nossa vitória sobre o mundo é a nossa fé. A fé vence o mundo.
Quando Paulo, na carta aso Efésios, no capítulo 6, verso 16, falando da armadura de Deus diz que a fé é o escudo contra os dardos inflamados do adversário, nos protegendo dos seus ataques. A fé é defesa, nos protege; e a ordem é resistir firme na fé (I Pedro 5:9) dos ataques do nosso adversário que nos ronda procurando nos destruir.
APLICAÇÃO PROFÉTICA
O momento é de nos defendermos, proteger os nossos lares e nós mesmos resistindo com fé em Jesus. A fé nos dará a vitória. Devemos buscá-la, pedindo que o Senhor renove em nós, a fé e a aperfeiçoa a cada dia.
Devemos amar a Palavra de Deus e meditar nela todos os dias ensinando nossos filhos e os que nos cercam, a também amá-la, e a medida que fazemos isso, a nossa fé é acrescentada e quando os dardos do adversário vierem, estaremos protegidos pela fé, o escudo do servo de Deus.
Há uma batalha espiritual, nos devemos levantar defesas. Já vimos o falar e o calar, que se observarmos nos livra de tristezas; e o clamor que nos livra dos perigos no caminho. E hoje, tomemos posse da fé e a busquemos para as nossas vidas e nossos lares sejam protegidos das investidas do mal.
“Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.” Ef. 6;16