Texto: Filemon (todo o capítulo 1)
Assunto: CARTA DE PAULO A FILEMON
Data: 10/11/2013
Introdução
No tempo do apóstolo Paulo o único meio de comunicação era a carta. Não havia as opões de hoje. As cartas eram enviadas por mensageiros. Os reis mandavam homens a cavalo levar as cartas e outras eram enviadas por amigos.
O fato é que é muito bom receber e responder uma carta ou um cartão de aniversário.
Quem já recebeu uma carta? De um amigo, da avó, da tia, do primo, de alguém que se mudou para outra cidade?
Outro dia ouvi de uma família que se mudou e uma menina de 4 anos recebeu uma carta de verdade da avó, que estava com saudades. Ficou tão alegre, tão feliz de saber notícias da avó, do avô e dos amiguinhos dela!
Hoje vamos começar a falar de uma série de cartas que encontramos. Sabem onde? Na Bíblia, a Palavra de Deus.
Bem, é bom lembrar que a Bíblia é a grande carta que Deus deixou para nós. Há pessoas que não a leem, que têm vergonha de falar dela para outros, que não a trazem para a igreja. Essas pessoas não sabem os segredos de Deus.
Paulo escreve uma carta para Filemon, que começa assim:
Fl 1:1-2 – “Paulo, prisioneiro de Jesus Cristo, e o irmão Timóteo, ao amado Filemom, nosso cooperador, e à nossa irmã Áfia, e a Arquipo, nosso companheiro, e à igreja que está em tua casa:”
Lembram-se da história do apóstolo Paulo? Um dia ele estava com cartas dos judeus para levar para Damasco e essas cartas davam autoridade a ele para perseguir os servos de Deus, quando o Senhor Jesus apareceu a ele no caminho. A sua vida foi transformada e ele começou a pregar o evangelho que antes perseguia.
Agora, quando escreveu a carta a Filemon, Paulo tinha sido preso e levado como prisioneiro para Roma, junto com Timóteo, por pregar este evangelho que o havia transformado.
Em Roma ele conheceu um homem que se converteu, porque Paulo não deixava de falar do Senhor Jesus. Chamava-se Onésimo.
Esse homem tem uma história: ele era escravo e conseguiu fugir e não queria voltar para a cidade dele, que era Colossos, onde havia uma igreja que se reunia na casa desse amigo de Paulo, que se chamava Filemon.
Acontece que Onésimo, o escravo, foi uma bênção na vida de Paulo, mas para continuar como servo do Senhor precisava deixar de ser um fugitivo e por isso teria que se acertar com o dono dele (a escravatura era muito ruim. No Brasil houve escravatura e a Princesa Isabel, quando no poder, assinou a libertação dos escravos e graças a Deus, que usou essa Princesa que libertou as pessoas da escravidão).
Onésimo, o escravo, havia roubado a Filemon e, com medo do castigo, fugiu.
Agora tudo tinha mudado. Não era mais ladrão, porque aceitou a mensagem de Paulo, de que o Senhor Jesus morreu, derramou Seu sangue na cruz para perdoar os nossos pecados.
Paulo intercede por Onésimo
Fl 1:8-10 – “Pelo que, ainda que tenha em Cristo grande confiança para te mandar o que te convém, todavia, peço-te, antes, por caridade, sendo eu tal como sou, Paulo, o velho e também agora prisioneiro de Jesus Cristo. Peço-te por meu filho Onésimo, que gerei nas minhas prisões,”
Em resumo a carta de Paulo a Filemon dizia:
“Ao amado Filemon, Sei que tu és capaz de entender o que estou passando: Velho e também preso de Cristo Jesus.
Preguei na prisão e Deus converteu um homem que se chama Onésimo e é meu filho na fé.
Eu te peço que o recebas. Antes ele te foi inútil, mas agora eu bem queria conservá-lo nas prisões do evangelho, mas não quis fazer isso sem comunicar a ti, porque agora ele será muito útil a ti e a mim, pois te servirá como irmão.
Somos, Filemon, companheiros. O roubo que ele fez no pecado, põe na minha conta, porque eu te pagarei.
Espero ir ver-te. Epafras, também preso comigo, te saúda. E também Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores.
Meu desejo é que vossas orações por mim sejam ouvidas e eu possa ir a Colossos.
Irmão Filemon, eu me alegrarei em ti e te peço porque sei da tua confiança e meu coração se alegrará muito. Tenho certeza que tu farás mais do que digo
Paulo, que deseja que a paz do Senhor Jesus Cristo seja com o teu espírito”.
Encerrando
Não é uma linda carta? Leiam toda ela no capítulo único de Paulo a Filemon.
A aplicação para nós é a seguinte:
– Onésimo lembra o pecador fugitivo, como nós sem o Senhor;
– Filemon, aquele que o recebeu, como Jesus nos recebe também;
– Paulo, o que intercedeu por ele, como o Espírito Santo, que intercede por nós, nos levando ao Senhor Jesus.
==============================================
PARA OS PROFESSORES:
P.S. – Será muito interessante que os professores escrevam uma cartinha para seus alunos. Os pequenos vão amar. Intermediários e adolescentes também.
Ex.: Querido João Mateus,
A paz do Senhor
É muito bom ter você na classe e vê-lo aprendendo a Palavra, cantando louvores e à noite, nos cultos, também cantando e orando.
Um beijinho da sua professora
Beatriz
Querida Licia,
A paz do Senhor
Que maravilha ver que você cresceu, foi promovida para a 2ª classe, já tem Bíblia e nesta sua classe vamos aprender de cor os nomes dos livros da Bíblia.
Quando o obreiro indicar o livro, não vamos ficar procurando sem saber. Vai ser um ano de muito ensino.
Um beijo da sua professora
Lia
Querido Fernando,
A paz do Senhor
Amo ver você na classe, participando, falando do Senhor aos amigos, cantando, orando na classe e nos cultos. Afinal já estamos adolescentes.
Seu professor
Marcos