Estudo Bíblico para Senhoras para o dia 17/04/2013

ESTUDO BÍBLICO SENHORAS – 17-ABR-2013
ASSUNTO: A REJEIÇÃO AO SENHOR JESUS
TEXTO FUNDAMENTAL: MATEUS 16:16

 

ATIVIDADE:

FALAR SOBRE O SENTIDO PROFÉTICO DA EXPRESSÃO USADA POR PEDRO EM MATEUS 16:16: “…TU ÉS O CRISTO, O FILHO DO DEUS VIVO”.

==============================================

LEITURA DO TEXTO: – Mateus 16:16 – (JFA-ERC-1995)

“E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.”

 

(Os textos usados neste estudo foram extraídos da Tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida, versão 1995)

 

NOTA: as informações deste estudo servirão para facilitar a composição da mensagem a ser elaborada pela irmã responsável pela Palavra no dia da reunião.

 

INTRODUÇÃO

Aquilo que o Senhor Jesus estava mais interessado naquela reunião ali com os seus discipulos nas partes de Cesareia de Filipe era saber se eles tinham o verdadeiro conhecimento dEle. Quanto à opinião dos outros, por certo, o Senhor já tinha conhecimento, pois opinião é aquilo que está na mente do homem e isso o Senhor Jesus conhecia muito bem.

A pergunta que o Senhor Jesus fez aos seus discipulos, que Ele termina com a expressão “eu sou”, somente poderia ser respondida se a resposta viesse do “Pai que está nos céus”. Revelar o Senhor Jesus como o “eu sou” seria tarefa do Espirito Santo, pois somente o Senhor Jesus veio ao mundo para dizer: “Eu sou o pão da vida, Eu sou o bom pastor, Eu sou a luz do mundo, Eu sou a ressusrreição e a vida”, e tantas outras expressões semelhantes a esta que Ele usou para confirmar que Ele é verdadeiramente o Filho do Deus vivo.

 

I – SENTIDO PROFÉTICO DA EXPRESSÃO USADA POR PEDRO EM MATEUS 16:16: “…TU ÉS O CRISTO, O FILHO DO DEUS VIVO”.

 

A CONFISSÃO DE PEDRO: “E Simão Pedro, respondendo, disse”: uma resposta resultante do verdadeiro conhecimento de Jesus, que é aquele que vem do “Pai que está nos céus”.

SENTIDO PROFÉTICO: o verdadeiro conhecimento do Senhor Jesus se dá através da revelação do Espirito Santo.

 

A pergunta inicial de Jesus aos discípulos foi sobre a opinião das pessoas a respeito dEle. Aquilo que as pessoas falavam sobre Jesus era OPINIÃO e opinião provém DA CARNE E DO SANGUE, pois depende de raciocínio humano.

Opiniões: Elias, Jeremias, João Batista, um profeta. Homens que nasceram e viveram nesta vida presente, sujeitos às fraquezas humanas.

“Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que EU SOU?” (Verso 15)

Revelação: “Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo”. Jesus é o filho do Deus que está vivo, porque é o Filho do Deus vivo. (verso 16)

A confissão de Pedro não era uma OPINIÃO, mas uma REVELAÇÃO.

Opinião é humana, mas Revelação é aquilo que o Espírito Santo informa. Aquilo que vem do “Pai que está nos céus”.

O conhecimento de Jesus através de uma opinião é o conhecimento de um Jesus morto e isso constitui uma rejeição ao Senhor Jesus que é o Filho do Deus vivo.

 

A resposta do Senhor Jesus: o Senhor explica agora porque Pedro teve aquela revelação:

“Bem aventurado és tu, Simão Barjonas, PORQUE NÃO FOI A CARNE E O SANGUE QUE TE REVELOU ISTO, MAS MEU PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS”. (verso 17)

 

CARNE E SANGUE: opinião religiosa, histórica, uma herança humana, tradicional.

A CONFISSÃO DE PEDRO: uma revelação do Pai celestial.

 

O que Pedro teve foi uma revelação do Espírito Santo. É o mesmo que o Espírito Santo revelou para que a igreja tivesse seu curso neste mundo, iniciando sua missão com um conhecimento de Jesus que não era uma simples opinião, mas uma revelação do Espírito Santo.

Essa seria a bem aventurança da igreja fiel de Jesus, ou seja, conhece-lo através da revelação dada pelo Espirito Santo e vinda do Pai Celestial.

Opinião é coisa teórica, subjetiva, racional, pois assim foi a comparação de Jesus com Elias, Jeremias, ou algum dos profetas. Opinião sobre o Senhor Jesus todo bom cristão tem, mas revelação sobre o Senhor Jesus somente aquele que tem o conhecimento dEle através da revelação do Espírito Santo.

Aquele que não tem o conhecimento de Jesus vindo do Pai Celestial vive de história, de tradição religiosa, mas a igreja fiel de Jesus vive de revelação.

Dizer que Jesus está vivo não é uma leitura de um manual religioso, ou de um dogma, ou um credo religioso, mas DIZER QUE JESUS ESTÁ VIVO É A EVIDÊNCIA DISSO NA VIDA DO SERVO.

Evidências de que Jesus está vivo na vida do servo: (a confissão do servo)

Salvação, Batismo com o Espírito Santo, dons espirituais. “Fui batizado com o Espirito Santo, então Jesus está vivo na minha vida”. Esse é o verdadeiro sentido profético da confissão de Pedro. De que forma você está confessando que Jesus é o filho do Deus vivo em sua vida?

Top