Estudo da Semana para Crianças, Intermediários e Adolescentes – Lição 01/Março2013

CRIANÇAS, INTERMEDIÁRIOS E ADOLESCENTES

Primeira Aula: 10-mar-2013

ASSUNTO: O Primeiro Sacrifício Feito no Éden

Texto fundamental: Gênesis Capítulos 1, 2 e 3

“E fez o Senhor a Adão e sua mulher túnicas de peles e os vestiu.” Gn 3:21.

 

INTRODUÇÃO

Gênesis 1:26

Deus criou o homem à semelhança dele. Ele disse: “… Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança.” Significa que Deus criou o homem com capacidade de pensar, agir e escolher.

Estavam presentes ali o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Ele não disse “vou fazer o homem”, mas “façamos”. Então o Deus criador iria orientar o homem mostrando o melhor caminho para ele.

Gênesis 1:27: “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.”

Gênesis 1:31a: “E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; …”

DEUS ORIENTA ADÃO

Gênesis 2:7,8,16,17

Depois de criar o homem para que vivesse feliz, aproveitando todas as belezas e delícias da terra, colocou-o no Jardim que se chamou Éden, entre quatro rios que chamavam-se: Pisom, Giom, Tigre e Eufrates. Existem até hoje.

As dimensões desse paraíso eram grandes, da Etiópia, na África até a As­síria, na Mesopotâmia (A 1ª classe não necessita dessas citações).

Bem, Deus colocou ali duas árvores:

• A Árvore da Vida no meio do jardim,

• A Árvore da Ciência do Bem e do Mal.

Deus ordenou: “… De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” Gn 2:16-17.

Deus sabia que eles iriam comer? Sabia sim. Deus é onisciente e sabe todas as coisas.

E por que Deus colocou aquela árvore? Porque Deus queria que eles lhe obedecessem não por ordem, mas por amor.

Assim é com os nossos pais. Eles cuidam de nós, nos amam e nos ensi­nam a obediência a eles. Dizem: Não toque no ferro elétrico, porque vai queimar a mão e as dores virão. Se a criança desobedece sofrerá dores. Não faça assim, etc…

A Bíblia diz que “o filho sábio ouve a correção do pai, mas o escarnecedor não ouve a repreensão.” Pv 13:1.

Bem, um dia o inimigo de Deus chegou-se a Eva e disse: Gn 3:1b “… É as­sim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?”

Vejam que mentiroso!

E o que aconteceu? Eva, levada pela curiosidade, tomou o fruto e comeu. Um só foi bastante para quebrar a ordem do Deus Criador, que havia dado tudo de bom a eles.

Assim acontece no mundo: O colega, a amiga vem e diz: Você já provou um cigarro? Você tem 11 anos, 14 anos e não namora? Uma vez só e o inimigo pode fazê-lo afastar-se das bênçãos de Deus.

Adão chegou e Eva deu ao marido o fruto proibido. O homem que rece­bera a ordem diretamente de Deus esqueceu que tinha sido alertado do perigo por Deus: “Porque no dia em que dele comeres, certamente morrerás” e tomou do fruto e comeu. Um só e tudo se tornou em tristeza.

DEUS CHAMA ADÃO

Gênesis 3:9-10

“… Onde estás?”

Adão respondeu: “Ouvi a tua voz soar no jardim e temi, porque estava nu e escondi-me”.

Adão e Eva costuraram folhas de figueira e fizeram aventais para se vestirem.

Quando Deus quis conversar com eles, à tardinha, eles se esconderam da presença de Deus. Que tristeza traz o pecado da desobediência!

DEUS OS COBRE COM TÚNICAS DE PELES

Gênesis 3:15

Deus repreendeu a Adão, Eva e a serpente, que é Satanás.

Prometeu que enviaria um Salvador que esmagaria a cabeça da serpente.

Gn 3:21 – “E fez o Senhor a Adão e à sua mulher túnicas de peles e os vestiu.”

Um animal, portanto, foi morto. Seu sangue foi derramado para que as peles pudessem cobrir a nudez de Adão e Eva, pois as folhas não cobriam. As folhas representam o esforço do homem para cobrir os seus pecados; elas não serviam.

Foi o primeiro sacrifício feito para cobrir os pecados de nossos primeiros pais.

Este sangue derramado apontava para o Cordeiro de Deus, Jesus, que se fez homem e veio à terra para morrer, dando seu sangue precioso na cruz para nos lavar de cada pecado.

I João 1:7b – “… e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho nos purifica de todo o pecado.”

Temos, então o primeiro ensino na Bíblia, a Palavra de Deus, sobre o poder do sangue de Jesus, que foi apresentado pelo próprio Deus como tipo, representado na morte daquele animal inocente que deu as peles para cobrir nossos pais de sua nudez. Assim nós também, sem o sangue precioso de Jesus, estamos descobertos diante de Deus.

 As folhas representam obras mortas. Nossas bondades são como trapos imundos, segundo o profeta Isaías 64:6 – “Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia; e todos nós caímos como a folha, e as nossas culpas, como um vento, nos arrebatam.”.

O sangue de nosso Senhor Jesus Cristo nos justifica gratuitamente.

Romanos 3:24 – “Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.”

O primeiro sangue foi derramado no Éden, quando o animal foi sacri­ficado para cobrir, justificar, Adão e Eva. O último sangue derramado foi o do Senhor Jesus, na cruz.

Informação retirada do site Satélite Maranata

Top