Introdução
O apóstolo Paulo pastoreava muitas igrejas e conhecia muita gente. Ele era interessado em ajudar, animar os servos do Senhor que sofriam perseguição e ele contava as experiências de lutas grandes e como Deus o havia salvado da morte em 3 vezes, naufrágios, etc.
Um dia, junto com um irmão chamado Barnabé e levando João como cooperador, e foram falar do Senhor a um homem que tinha uma posição importante no governo e ele procurou Paulo e Barnabé para ouvir a Palavra de Deus. Que bênção!
A oposição apareceu: Um homem chamado Elimas, que começou a falar contrariando o que Paulo pregava, para desviar aquele homem da fé em Jesus.
Paulo, cheio de poder de Deus, olhou firme nos olhos dele, o repreendeu, mostrou que ele servia ao mal e não ao Senhor. Chamou-o de perturbador dos retos caminhos de Deus.
Disse a ele: “Eis (…) agora contra ti a mão do Senhor, e ficarás cego, sem ver o sol por algum tempo.” At 13:11.
Na mesma hora ele começou rodando e buscando a quem o pudesse guiar. Então o Proconsul, que se chamava Sergio Paulo, creu maravilhado do ensino do Senhor.
A primeira carta que Paulo escreve ao jovem Timóteo
1 Tim. 1:1-2 – “Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, segundo o mandado de Deus, nosso Salvador, e do Senhor Jesus Cristo, esperança nossa, a Timóteo, meu verdadeiro filho na fé: graça, misericórdia e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e da de Cristo Jesus, nosso Senhor”.
Começa assim:
Endereço: A Timóteo
Querido Timóteo, meu verdadeiro filho na fé: Graça, misericórdia e a paz de Deus e do Senhor Jesus nosso Senhor.
Timóteo, você ficou na igreja de Éfeso para advertir a eles que não ensinem outra doutrina nem se desviem do ensino importante, mas que prestem atenção a esta palavra:
Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. 1 Tm 1:15.
Temos outro Salvador?
Você se acha o principal pecador?
1 Tm 1:13 – Paulo se achava o principal pecador, porque havia perseguido a igreja de Deus (1 Co 15:9) quando estava longe do Senhor. Quem não aceitou o Senhor Jesus ainda está em pecado, que o sangue de Jesus pode tirar.
(Porque eu sou o menor dos apóstolos, que não sou digno de ser chamado apóstolo, pois que persegui a igreja de Deus. 1 Coríntios 15:9)
Paulo continua a carta
“Timóteo, meu filho na fé, ninguém despreze a tua mocidade, mas sê o exemplo dos fiéis: no trato, na caridade, no espírito, na fé, na pureza.
Se alguma pessoa criticar você porque é um pastor novo, um jovem ainda, não leve a mal, trate-o bem.
Quando alguém quiser desprezar você, lembre o seguinte: recebi esta bênção por imposição de mãos do Presbitério. Isso é o importante!
Cuida de ti mesmo e da doutrina. A doutrina é o ensino que vem pela Palavra. É preciso ler para segurança de cada um”.
Quando vêm pessoas com ensino para nos desviar do Senhor, do poder do Seu sangue, nós clamamos e nos afastamos dele, como Paulo fez com Elimas.
Paulo escreve mais ainda a Timóteo
II Tm 1:2 – “Meu amado filho Timóteo, graça misericórdia e a paz da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo, nosso Senhor.”
Timóteo, eu sempre oro por você, desejando muito vê-lo, porque quando me lembro de você vejo as suas lágrimas de quebrantamento e fico cheio de gozo.
A sua fé não é fingida, porque conheci a sua avó Loide e sua mãe Eunice, que lhe ensinaram a confiar, a ter fé no Senhor, ainda que seu pai era grego.
O dom que você recebeu quando impus as mãos sobre você não foi espírito de temor (medo), mas de fortaleza, de amor e moderação.
II Tm 4:1-4 e 6-8 – “Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. (…)
Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.”
Término da Carta
Timóteo, um dia Jesus voltará para reinar e vai julgar os vivos e os mortos. Então pregue a Palavra a tempo e fora de tempo, porque virão tempos em que não aceitarão mais a sã doutrina, mas o que ouviram se fará confusão em seus ouvidos.
Timóteo, eu, Paulo, já estou sendo muito perseguido e a minha partida está próxima. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.
Sei que há uma coroa de justiça para mim. Está guardada e naquele dia o Justo Juiz me dará, e não somente a mim, mas também a todos que amarem a sua vinda.
Bem, então está entendido: A carta é para nós também, que tanto falamos “Maranata”.
Paulo e Timóteo já estão com o Senhor. Um dia todos os fiéis estarão.
Essas cartas de estudo são para lembrar isso.