1ª AULA – 06-jan-13
ASSUNTO: O CONHECIMENTO DE JESUS
TEMA: E VÓS, QUEM DIZEIS QUE EU SOU?
Mateus 16:13-17 – “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem? Uns João Batista, outros Elias, outros Jeremias ou um dos profetas”. O Senhor Jesus insistiu na pergunta: “E vós, quem dizeis que eu sou?”
Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo.” Mt 16:16.
Diante da resposta de Pedro, Jesus disse a todos os outros discípulos que aquele conhecimento a respeito dele não vinha da carne nem do sangue, mas que se tratava de uma revelação de Deus Pai. Só pelo Espírito Santo conhecemos o Senhor Jesus revelado na Palavra.
Estudamos que Deus fala, estudamos a respeito do céu, aquele lugar ao qual o Senhor se referiu como “a casa de meu Pai”. Agora vamos ensinar mais a respeito do Senhor Jesus, como os quatro evangelistas mostram em seus evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João.
O mundo aí fora apresenta Jesus de maneira errada, porque eles não têm a Palavra revelada.
Observem as respostas dadas quando os discípulos perguntaram ao povo da rua quem era Jesus: Jeremias, João Batista, um dos profetas do Velho Testamento.
Hoje quando perguntamos, as respostas são muitas, mas sem revelação: “Jesus foi um grande homem”; ou, “para mim, Jesus é um milagreiro”; “um homem inconformado (reacionário) com o mundo. Ele até tentou melhorar e por isso Ele morreu”; “Ah! Jesus é o fundador de uma religião”.
O Pai, sabedor de tudo isso, mostrou que o Senhor Jesus é o Salvador e, como já citamos, escolheu quatro servos, Mateus, Marcos, Lucas e João, para escreverem aquilo que era importante para que todo o mundo soubesse o certo sobre o Senhor Jesus. Os servos inspirados pelo Espírito Santo confirmaram a Palavra, o Velho Testamento, e explicaram bem claro aquilo que é importante sabermos.
Vejamos duas coisas no Velho Testamento.
1) Ezequiel 1:4-10
2) Êxodo 25:4
No primeiro texto, Ezequiel viu o Senhor sob quatro aspectos de animais: Leão, águia, homem, bezerro (boi).
Que estranho! deve ter pensado Ezequiel. Mas ele escreveu o que viu.
No segundo texto vimos as cores do Tabernáculo: Azul, púrpura, carmesim, branco (linho).
3) E no Novo Testamento, Apocalipse 4:7 – Leão, bezerro, homem, águia voando.
Bem, diante desses textos é que os quatro servos escreveram a respeito do Senhor Jesus, apresentando quatro aspectos de sua natureza e seu ministério.