Estudo para Crianças, Intermediários e Adolescentes – Lição 02 Março/2013

CRIANÇAS, INTERMEDIÁRIOS E ADOLESCENTES

Primeira Aula: 17-mar-2013

ASSUNTO: O Sacrifício de Abel Aceito por Deus

Texto Fundamental: Hebreus 11:4

“Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala”. Hb 11:4.

 

INTRODUÇÃO

Abel era filho de Adão e Eva. Ele entendeu o sacrifício feito para cobrir os pecados dos seus pais. O sangue do cordeiro oferecido por ele a Deus foi aceito e Deus se agradou muito de Abel.

Caim, o irmão, não agradou a Deus com a oferta de frutos da terra, porque não tinha vida, pois não tinha o sangue que é vida, e assim Caim, cheio de inveja, matou seu irmão Abel. Gn 4:8.

Deus estava ensinando que o sangue de um animal inocente tipificava o sangue de Jesus, capaz de salvar todos os que nEle creem e O aceitam.

Deus disse a Caim: “… A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra.” Gn 4:10.

O ensino do valor do sangue começa no primeiro livro da Bíblia, Gênesis, e vai como um fio de escarlate por toda a Palavra até o seu último livro, o Apocalipse.

NOVO TESTAMENTO

Em Hebreus 11:4, verso citado acima, vemos a expressão: “O sangue do Cordeiro” mostrado através do sacrifício que Abel apresentou a Deus, nos fala até hoje, porque foi o sacrifício que Deus revelou. Abel morreu como todos os homens morrem, mas o sinal do sangue derramado no sacrifício fala até hoje.

 

OS PRIMOGÊNITOS SÃO SALVOS DA MORTE

Moisés estava pronto para tirar o povo de Israel do Egito, mas como fazê-lo? Faraó os prendia e ele era poderoso. Mas Deus é o Todo Poderoso. Êx 12:5-7.

Deus orientou a Moisés (Êxodo 12:3, 5-7):

  • “Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, (…) sem mácula,
  • um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras.
  • E o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês,
  • e todo o ajuntamento da congregação de Israel o sacrificará à tarde (como Jesus à tarde foi sacrificado).
  • E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem.”
  • Êxodo 12:12-13

    Este sangue será por sinal. Quando o anjo do Senhor passar por cima de vós, vendo o sangue, não haverá praga nem mortandade naquela casa.

    Nas casas onde não havia sangue todo primogênito, até dos animais, morreram.

    Então houve obediência, e foram protegidos e guardados. Ninguém dos filhos de Israel morreu.

    Hoje o sangue do Senhor Jesus nos garante proteção de todo mal; o sangue do Cordeiro é o seu Santo Espírito em nós; assim, em comunhão andamos e vive­mos neste mundo mau, cheio de pecado, mas estamos protegidos e guardados.

    Este fio de sangue, escarlate, maravilhoso, que atravessa toda a Palavra, é nosso conforto, confiança de que um dia alcançaremos a eternidade com o Senhor, fortalecidos pela esperança:

    Jesus vai voltar. Maranata!

    Informação retirada do site Satélite Maranata

    Top