ESTUDOS BIBLICOS PARA SENHORAS – 18/SET/2013
– ASSUNTO: A IDENTIDADE DA OBRA DO ESPÍRITO SANTO
– TEXTO FUNDAMENTAL: I SAMUEL 16:18
ATIVIDADES
- 1. FALAR SOBRE O SENTIDO DA IDENTIDADE DA OBRA DO ESPÍRITO SANTO NA VIDA DE DAVI EM SUAS CARACTERÍSTICAS, CONFORME I SAMUEL 16:18
- 2. FAZER A APLICAÇÃO PROFÉTICA.
LEITURA DO TEXTO: – I Samuel 16:18 – (JFA-ERC-1995) “Então, respondeu um dos jovens e disse: Eis que tenho visto um filho de Jessé, o belemita, QUE SABE TOCAR E É VALENTE, E ANIMOSO, E HOMEM DE GUERRA, E SISUDO EM PALAVRAS, E DE GENTIL PRESENÇA; O SENHOR É COM ELE.”
(Os textos usados neste estudo foram extraídos da Tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida, versão 1995) |
NOTAS:
|
INTRODUÇÃO
O nome de Davi que significa: “Amado” identifica a obra que Deus amou. Filho de Jessé o belemita, a profecia de Miquéias 5:2, que falava a respeito da raiz de Jessé, e de Belém de Judá (a casa do pão) figuras que apontavam para o Senhor Jesus, o pão da vida. Por isso Davi é tipo do Senhor Jesus. A OBRA DE DAVI é tipo daquele que faz a vontade do Senhor em sua vida.
Deus o escolhera, não porque o povo requeria assim, mas é chamado numa hora decisiva na vida do povo.
Foi chamado porque era homem segundo o coração de Deus e foi escolhido, não por sua aparência, pois era o menor dos filhos de Jessé.
APLICAÇÃO: O Senhor nos tem chamado e nos escolheu para realizarmos uma obra, uma obra com identidade, com as características de Davi, do Senhor Jesus.
Quais eram as características de Davi, que identificavam a Obra do Espirito Santo em sua vida?
QUE SABE TOCAR: Testemunhava do Senhor através dos seus louvores cantados e tocados na sua harpa, pois demonstrava através do louvor sua gratidão a Deus. APLICAÇÃO: O louvor é para nós também o testemunho do nosso amor e gratidão ao Senhor. É esse o louvor que liberta. O louvor de um coração grato toca o coração de Deus.
VALENTE: Não sentia medo (do leão, do urso ou do gigante), pois sua confiança estava no Senhor seu Deus.
ANIMOSO: Cheio de ânimo, de vontade e de vida, estando sempre pronto e disposto para a execução da vontade do Senhor. APLICAÇÃO: é preciso estre sempre disposto para realizar a Obra do Senhor. Não é ser animado, mas animoso. Sempre disposto, estar sempre nas reuniões, nos cultos, participando do “corpo”, etc
HOMEM DE GUERRA: Preparado para lutar porque o Senhor dos Exércitos era o seu comandante. Nunca perdeu uma batalha, pois só saía para a guerra após consultar ao Senhor e partia certo de que o Senhor estava à frente.
SISUDO EM PALAVRAS: Davi era prudente no falar e tratava dos assuntos do Senhor com muita seriedade. Devemos ser prudentes, cuidadosos ao falar, pois o testemunho é que fala.
GENTIL PRESENÇA: onde quer que Davi estivesse sua presença era sempre bem recebida pois sabia tratar com amabilidade, com humildade e singeleza de coração. Agradável, é a presença que faz bem. Assim deve ser o servo do Senhor na Obra de Davi.
O SENHOR É COM ELE: O Espírito do Senhor estava com Davi, por isto todos os seus passos eram seguros.
APLICAÇÃO PROFÉTICA.
Nesta última hora que antecede a volta do Senhor Jesus o Espírito Santo tem realizado uma obra em nossas vidas com as características da obra de Davi. O louvor que nesta hora tem subido a eternidade é o louvor da igreja fiel, louvor revelado, louvor dos que estão identificados com a Obra do Espirito Santo. E nesse louvor há libertação e salvação.
As lutas tem se levantado nestas horas de trevas, mas a nossa confiança está no Senhor. O nosso ânimo vem do Senhor que nos dá vida em abundância, vida eterna, por isto há em nós a vontade de prosseguir nesta caminhada. No momento da batalha o Senhor vai a nossa frente, e retira todo o medo. O nosso falar é como o dos que edificam na rocha, ou seja, é firme seguro. É a palavra dita pelo Espírito, que produz seu fruto. É o testemunho que exala o bom perfume de Cristo.
O “Senhor conosco” é o nosso tesouro, nossa segurança neste mundo mal e como falou o apóstolo Paulo: “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. (Romanos 12:2)
Que o nosso desejo seja sempre termos estas características, esta identificação porque “… Cristo em vós, esperança da glória”. (Colossenses 1:27b)