Igreja Corpo de Cristo – 1ª Aula – CIAs

1ª AULA – 11-maio-2014
IGREJA – CORPO DE CRISTO

 

 I Coríntios 12:27
“Ora vós sois o Corpo de Cristo, e seus membros em particular”.

INTRODUÇÃO

Há muitos ensinos na Palavra de Deus que são importantes para nós entendermos o desejo, o propósito de Deus para caminharmos neste mundo com nossas cabeças levantadas, alegres, sem tristeza por não pertencermos ao mundo.

VAMOS VER O QUE O MUNDO OFERECE

Drogas: para trazer falsa alegria e que prendem crianças, adolescentes e jovens à dependência, destroem a mente; uma tristeza!

Moda: para revelar a carne, chamar atenção ao pecado, exaltar o que não vem de Deus.

TV, Internet: mal conduzidas levando a criança, o adolescente e o jovem ao poder do mal. Tudo tem que ser vigiado, porque a hora em que vivemos é a hora do terror das trevas.

Êxodo 25:8-9
“E me farão um santuário e habitarei no meio deles. Conforme a tudo o que Eu mostrar para o modelo do tabernáculo e para modelo de todos os vasos, assim mesmo o fareis”.

 

Obs: Com os pequenos da 1ª classe mostramos exemplos que eles entendam, mostramos que eles são do Senhor e buscam obedecer ao Senhor.

Nosso assunto é, portanto, lembrar que fazemos parte do Corpo de Cristo e não deste mundo, que combate contra o Senhor e a sua Igreja.

COMO É O CORPO DE CRISTO?
I Coríntios 12:14 – “Porque também o corpo não é só um membro, mas muitos”.

O corpo não é só um dedo ou pé ou uma cabeça: O corpo é um conjunto.

COMO PODEMOS FAZER PARTE DESTE CORPO?

I Coríntios 12:13 – Pois todos nós fomos batizados em um Espírito formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.

Fomos batizados em um Espírito – Então fomos colocados no corpo pelo Espírito Santo.
Quando assistimos ao batismo, nós vemos a pessoa ser colocada dentro da água. Este é o batismo nas águas. Mas para fazer parte do Corpo, o Espírito Santo nos coloca no corpo em Jesus.
De que serve uma cabeça fora do corpo? Serve para nos assustar a gente. A cabeça no corpo dirige, comanda todo o corpo para que ele viva; a cabeça dá ordens para as mãos, para os pés, para levar comida à boca, para falar; e, no interior do corpo há muitas partes importantes que nem estão no nosso comando, mas tudo sai perfeitinho, porque Deus fez o corpo humano para viver neste mundo e quando adoece, os médicos nos ajudam, oramos e Deus nos cura.
Bem, vamos voltar ao fato: como podemos fazer parte do Corpo de Cristo.
Nós confessamos que queremos Jesus como nosso Salvador, e o Espírito Santo nos coloca dentro deste Corpo. É um mistério! Parece ser até difícil de entender, mas como o corpo físico funciona tão bem? Porque há um comando – a cabeça. Também este corpo espiritual é dirigido pelo Cabeça, que é Jesus.
Jesus pensa por nós, dá as ordens e o seu sangue em nós nos faz movimentar, trabalhar, é este sangue que dá vida, é o Espírito Santo que nos coloca neste corpo glorioso.
Concluímos que o Senhor nos aceita e nos quer – V. 27 – “Ora vós sois o corpo de Cristo e seus membros em particular”.

 

PARA QUE SERVE ESTE CORPO?
Para ser a igreja do Senhor que vai trabalhar pelo Senhor de muitas formas. O Espírito Santo levanta apóstolos, profetas, doutores, operadores de milagres, de dons espirituais, governos, variedades de línguas e manifestações de amor. Então, este é o propósito de Deus, em que a igreja seja o Corpo do Senhor Jesus aqui na terra.
Depois de cumprir o trabalho que ele vem nas nuvens buscar este Corpo precioso.
Bem, por último vamos ensinar mais uma coisa:
QUEM É A IGREJA CORPO DE CRISTO?

É uma igreja isolada? É uma pessoa? Não! É a igreja que estiver realizando o propósito de Deus neste mundo. Então, a criança vem à igreja e pede para orar pela mamãe doente; alguém ora, Deus atende.
Vem o intermediário e diz: meu pai não é servo; ore para ele ser servo. Alguém vai à sua casa, Deus visita e Deus salva. O adolescente pede pelos estudos, amigos, tantas coisas. Alguém dá uma palavra profética animando, confortando. Isto é o Corpo de Cristo operando.
Um precioso estudo temos. Há um corpo; Jesus é o Cabeça, nós fazemos parte, o Espírito Santo está dando vida a este corpo através dos sinais é um corpo vivo, eu pertenço a ele.

Jesus falou aos seus servos que Ele ia morrer, ressuscitar, mas Ele não os iria abandonar e que eles estivessem unidos como um só corpo porque eles iam receber uma grande bênção.
Aconteceu que o grupo permaneceu na obediência e uma tarde estavam reunidos com as portas fechadas e Jesus entrou na sala e os saudou: “Paz seja convosco”; era o cumprimento com o qual se cumprimentavam e os discípulos ficaram cheios de alegria e Jesus disse a eles que o Pai havia o mandado depois de ressuscitar para alegrar seus corações e dar-lhes a bênção do Espírito Santo que não se afastaria deles e que iria orientá-los em tudo. Estendeu a sua mão sobre ele e disse:
“- Recebei o Espírito Santo”
Foi uma festa! Estavam tão alegres! Mas um fato triste aconteceu: faltava um discípulo. Tomé não estava quando Jesus veio.      Os discípulos contavam as maravilhas que tinham acontecido:
–     Vimos o Senhor, Tomé.
–     Ah é? Pois eu não creio, eu só crerei se colocar a minha mão e sentir seus ferimentos nas mãos, pés, do lado!
Tomé tinha saído do corpo; os outros receberam a bênção e ele estava com o coração duro; virou incrédulo.
Passados oito dias se reuniram e Tomé veio. Chegou Jesus e disse: “Paz seja convosco”, Jesus olhou direto para Tomé, ele ficou muito admirado e Jesus disse: – Põe a mão e pode me tocar Tomé. Não sejas incrédulo, mas crente; você precisava me ver para crer. Tomé, mais bem aventurado os que não viram e creram.
Nós vimos Jesus? Não. Cremos Nele? Sim, porque o Espírito Santo está no corpo.
É bom sair do corpo, dar uma volta lá no mundo? Não é não, mesmo! Porque daremos lugar ao mundo que nos tornará frios, incrédulos que nem Tomé? Quando Jesus voltar para buscar o Seu Corpo, que agora vocês já sabem, é a igreja, vai nos encontrar nele.

Obs: Para a classe dos pequeninos a professora poderá chamar uma criança e falar sobre os movimentos do corpo: Braços levantados, sentar, levantar, marchar. Toda a classe faz o mesmo. Levar a última parte da lição o exemplo de Tomé fora do corpo e depois, no corpo, etc. tornando o ensino mais fácil.

Top