Texto: Rute 1:14
Assuntos: Rute vai ao campo
Data: 15/09/2013
INTRODUÇÃO
Quem era Rute?
Era uma mulher moabita (de Moabe), uma terra cheira de ídolos.
Um dia ela conheceu uma família que saiu de Belém, cidade onde Jesus nasceu, que ficava em Judá.
Judá era muito importante por ser uma tribo de Israel de onde vinham os reis.
Os nomes desta família eram: Elimeleque, sua mulher Noemi e dois filhos, Malom e Quiliom (pode ser mostrado um mapa para os intermediários e adolescentes).
Eles saíram da terra deles porque não havia trigo nem cevada, porque os campos estavam secos. A seara secou. Não havia gente para trabalhar porque não havia o que colher.
E para colher tem que plantar, regar e a chuva é muito necessária. E esta família disse: Vamos mudar para Moabe, porque lá há campos de trigo, ceifeiros e assim não passaremos fome.
RUTE CASA-SE COM UM DOS FILHOS DESTA FAMÍLIA – Rt 1:3-4
Moraram dez anos ali e apesar dos filhos se casarem com moças moabitas, aquela não era a sua terra. Eles eram de Israel.
Elimeleque morreu e Malom (o que se casou com Rute) e Quiliom também morreram.
Coitadas dessas mulheres! Noemi falou muito do Deus de Israel, da terra dela. Então ela teve notícias de Belém: Deus abençoou as searas! Os campos estão cheios de trigo, cevada e lá eles comem pão. Vou voltar pra casa!
Noemi chamou Rute e Orfa, suas noras, e contou que ela iria voltar.
RUTE DECIDE IR COM NOEMI – Rt 1:16
Noemi disse: Rute, na minha terra nós adoramos a Deus. Quando erramos, Ele nos corrige, vem a tristeza, a fome … Agora Ele está abençoando. Fique com Orfa e suas famílias.
Rute disse: Não ficarei aqui, porque eu já aceitei o Deus de Israel. Agora, Noemi, o teu Deus poderoso é o meu Deus e o teu povo é o meu povo.
PRINCÍPIO DA SEGA DAS CEVADAS
Campos plantados, segadores trabalhando, recolhendo a cevada e o trigo!
NOEMI E RUTE CHEGAM A BELÉM
Vou buscar alimento – Rt 2:2 – “E Rute, a moabita, disse a Noemi: Deixa-me ir ao campo, e apanharei espigas atrás daquele em cujos olhos eu achar graça. E ela disse: Vai, minha filha.”
Deus havia dado uma Lei em Levítico 19:9-10 que qualquer pobre desamparado podia procurar um campo e colher as espigas e os segadores até deixavam bons molhos para eles pegarem.
“Quando também fizerdes a colheita da vossa terra, o canto do teu campo não segarás totalmente, nem as espigas caídas colherás da tua sega. Semelhantemente não rabiscarás a tua vinha, nem colherás os bagos caídos da tua vinha; deixá-los-ás ao pobre e ao estrangeiro. Eu sou o Senhor vosso Deus.” Lv 19:9-10.
DEUS OLHAVA PELAS SERVAS NOEMI E RUTE
O campo onde Rute foi buscar alimento para ela e para a sua sogra era de um homem bom que cumprimentava os segadores com uma palavra bonita: “O Senhor seja convosco!” E eles respondiam “O Senhor te abençoe!”
Nós cumprimentamos assim os irmãos: “A paz do Senhor”
Prestem atenção! Rute não ficou em casa se lamentando. A seara é grande, nela há alimento. Foi trabalhar e voltou com os braços cheios de molhos de cevada.
O dono do campo, Boaz, viu o trabalho de Rute e disse para ela: “Ouve, filha minha; não vás colher em outro campo, nem tampouco passes daqui; porém aqui ficarás com as minhas moças.” Rt 2:8.
CONCLUSÃO
Boaz é o dono do campo.
Rute, neste caso, é uma necessitada de pão.
O que adiantaria a grande seara, se não houvesse segadores? Tudo se perderia.
Hoje, o mundo é o campo onde os trabalhadores plantam e segam, porque há muitos como Rute, pobres e necessitados, buscando alimento.
Que bênção, que alegria encontrar a Palavra de Deus no local onde há o bom alimento!
Quem irá levar a Palavra de Deus?
– Eu irei!
Aos adolescentes podemos acrescentar: Rute entrou como necessitada. Foi em busca do pão e Boaz a viu, a amou e se casou com ela. Ela era agora dona do campo!
Rute é tipo da igreja que um dia se casará com o Senhor Jesus.
De Rute nasceu um filho chamado Obede e dessa geração nasceu Jesus. Mt 1:5