Palavra para o Professor

PALAVRA PARA O PROFESSOR
ESTUDOS BÍBLICOS PARA JOVENS E OBREIROS – 9-nov-2013
ASSUNTO: DOUTRINA DOS DONS ESPIRITUAIS NO NOVO TESTAMENTO
TEXTO FUNDAMENTAL: I CORINTIOS 12:8-10

DENTRE OS DONS CITADOS EM I CORÍNTIOS 12:8-10, PAULO, EM I CORÍNTIOS 14:3, AFIRMA QUE A PROFECIA EDIFICA, EXORTA E CONSOLA.

IDENTIFICAR E COMENTAR TEXTOS BÍBLICOS NO VELHO TESTAMENTO NOS QUAIS A PROFECIA:
– EDIFICA
– EXORTA
– CONSOLA
FAZER A APLICAÇÃO PROFÉTICA.
(Os textos usados neste estudo foram extraídos da Tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida, versão 1995)

Obs.: os comentários em fonte itálica são transcrições dos estudos recebidos.

INTRODUÇÃO
Encontramos em toda a Bíblia, com muita clareza, a doutrina sobre os dons espirituais. No Velho Testamento encontramos essa doutrina em cada ato da operação do Espirito Santo dada em porções sob medida a servos que foram vasos nas mãos do Senhor para falarem da parte de Deus. Cada uma das manifestações do Espirito Santo no Velho Testamento mostrava o CARÁTER PROFÉTICO DOS DONS ESPIRITUAIS que passaram a ser dados sem medida à igrejaquando do derramamento do Espirito Santo sobre ela.
Porém, os apóstolos em suas cartas é que deixam mais clara a doutrina sobre os dons espirituais na vida da igreja, principalmente Paulo em I aos Coríntios capitulos 12,13 e 14.

DONS CITADOS POR PAULO EM I CORÍNTIOS 12:8-10:
SABEDORIA, CIENCIA, FÉ, DONS DE CURAR, MARAVILHAS, PROFECIA, DISCERNIMENTO, LINGUAS EXTRANHAS, INTERPRETAÇÃO DE LÍNGUAS.

AFIRMAÇÃO DE PAULO EM I CORÍNTIOS 14:3, QUE A PROFECIA EDIFICA, EXORTA E CONSOLA.
1 Coríntios 14:3 – “Mas o que profetiza fala aos homens para edificação, exortação e consolação”.
A profecia que edifica quando ela se cumpre, quando aquilo que o Senhor falou se cumpriu.
A profecia exorta quando o Senhor fala antecipadamente para aviso ou advertência. Exortar e corrigir, aconselhar, etc
A profecia consola, quando o Senhor fala sobre uma promessa de bênção.

 

1. IDENTIFICAR E COMENTAR TEXTOS BÍBLICOS NO VELHO TESTAMENTO NOS QUAIS A PROFECIA:
– EDIFICA

NO TEXTO DE:- II CRÔNICAS 20:17
“Nesta peleja, não tereis de pelejar; parai, estai em pé e vede a salvação do SENHOR para convosco, ó Judá e Jerusalém; não temais, nem vos assusteis; amanhã, saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR será convosco.”

COMENTÁRIO:
Uma profecia entregue pelo profeta Jaasiel, no meio da congregação de Israel que, ao se cumprir, trouxe para o povo uma grande edificação espiritual. Haja vista os versos 18 e 19, bem como os versos 29 e 30. (podem ser lidos).

APLICAÇÃO PROFÉTICA PARA A IGREJA
Em todas as batalhas da fé no meio da igreja, quando o Espirito Santo se manifesta é para garantia a vitória aos seus servos e o resultado disso tem sido de grande edificação para a igreja. A igreja é edificada quando vê as profecias sendo cumpridas no meio da igreja: prova disso é o Culto Profético. Quando uma pessoa, visitante ou um membro, se identifica com os dons espirituais a igreja é edificada, pois toma conhecimento de que o Senhor está vivo e fala no meio dela.

TAREFA: identificar na prática a aplicação profética: Exemplo de um irmão que entrega um dom destinado ao culto ou numa visita e ele vê esse dom sendo cumprido na vida de alguém, esse irmão é edificado, porque tomou conhecimento de que Deus confirmou aquilo que pôs na sua boca para falar. Também quando um membro vê cumprida uma profecia do “corpo” em sua própria vida, isso é mais uma experiência de edificação espiritual, tanto para a igreja quanto para aquele membro.

Joel 2:28-32 – a igreja foi edificada no derramamento do Espirito Santo, pois ela passou a possuir os dons espirituais que são o resultado da operação do Espirito Santo no meio dela.

 

2. IDENTIFICAR E COMENTAR TEXTOS BÍBLICOS NO VELHO TESTAMENTO NOS QUAIS A PROFECIA:
– EXORTA

NO TEXTO DE: ISAIAS 38:1
“Naqueles dias Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; e veio a ele o profeta Isaías, filho de Amós, e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás”.
A exortação do Senhor ao rei Ezequias foi no sentido de prepara-lo para enfrentar um juízo do pecado que é a morte. O Senhor o avisa antecipadamente para a necessidade de por em ordem a sua vida, o que ele faz voltando-se para o Senhor em lágrimas ao virar para a parede e chorar. Aquele gesto de arrependimento levou o Senhor a fazer o profeta Isaias retornar ao rei com uma promessa de vida por mais 15 anos.

APLICAÇÃO PROFÉTICA PARA A IGREJA
O Espirito Santo está sempre nos enviando revelações de exortações corrigindo nossa maneira de viver, advertindo-nos através dos dons espirituais. Isso mostra o zelo do Senhor conosco quanto a nossa santificação. Outras vezes nos exorta quando queremos tomar uma direção para as nossas vidas que não é do Senhor. Nada nos acontece, sem antes o Senhor avisar através da profecia. (Amós 3:7). Exortação não é exposição do membro diante dos outros, pois ela é feira pelo Espirito Santo e isso é entre o Senhor e o membro da igreja.

TAREFA: identificar na prática a aplicação profética: você seria capaz de contar uma experiência de uma exortação do Espírito Santo dada com antecedência?

 (Jonas 1:2) – A EXORTAÇÃO A NÍNIVE AO ARREPENDIMENTO

 

3.1. IDENTIFICAR E COMENTAR TEXTOS BÍBLICOS NO VELHO TESTAMENTO NOS QUAIS A PROFECIA:
– CONSOLA

NO TEXTO DE: ISAÍAS 9: 6 e 7
“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade, Príncipe da paz”.
“Do incremento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar em juízo e em justiça, desde agora para sempre; o zelo do Senhor dos Exércitos fará isto”.

Através da profecia Deus consola a Israel que naqueles dias os resultados dos desvios cometidos pelo povo prometendo-lhe um filho que tiraria Israel da angustia, trazendo luz para os que andavam em trevas e habitavam na região da sombra da morte.

APLICAÇÃO PROFÉTICA PARA A IGREJA
Está profecia gloriosa entregue a Israel pelo profeta Isaías, apontava para o Senhor Jesus e a grande salvação que traria não só para Israel mais para todo o homem.
Que consolo maravilhoso é sabermos que aquele que um dia começou a realizar a sua Obra redentora em nossas vidas, quebrando o jugo do pecado que pesava sobre nós, nos tirando de um caminho de trevas, de incertezas, de tropeços, para agora andarmos na luz, na direção do seu Espírito Santo, no caminho seguro ruma a eternidade. Nos tirou da sombra da morte, ou seja, de debaixo de um juízo de morte, para nos dar a certeza da vida eterna.
Meus amados irmãos o nome deste menino, o nome deste filho, não deixa dúvidas de que esta profecia apontava para o Senhor Jesus, pois revelam os atributos que só nele encontramos e que o Pai celestial tem colocado a disposição do homem:

  • Maravilhoso – nos deu uma nova vida;
  • Conselheiro – nos ensina tudo o que nos convém saber;
  • Deus forte – venceu a morte para nos dar vida eterna;
  • Pai da eternidade – só encontramos vida eterna;
  • Príncipe da paz – só nele temos paz com Deus. Fomos reconciliados com Deus.

A profecia mais consoladora que se cumpriu em nós foi à dádiva de Jesus que foi feita pelo Pai em cumprimento da Sua palavra.

(1 Samuel 2:18-21) – O CONSOLO PARA ANA

 

Top