ASSUNTO: Alianças firmadas por Deus com os homens
TEMA: A aliança de Deus com Adão
1- Falar do desejo de Deus em estabelecer alianças com o homem.
2- Fazer a aplicação profética.
TEXTO FUNDAMENTAL DO TEMA GERAL: SALMOS 105: 7 e 8
“Ele é o Senhor, nosso Deus; os seus juízos estão em toda terra.”
“Lembra-se perpetuamente do seu concerto(Aliança), da palavra que mandou, até milhares de gerações”.
ALIANÇA significa: pacto, acordo, combinação, assumir responsabilidades.
Toda obra e projeto de Deus para a salvação do homem estão registrados na palavra.
As alianças são fruto do amor de Deus pelo homem, que ao longo da existência humana Deus nunca desistiu do homem.
Apesar da incapacidade do homem de manter-se em fidelidade, Deus sempre se mantém fiel.
E por seu grande amor o Senhor buscou sempre fazer aliança com o homem, através das quais renova suas promessas de bênçãos, de livramentos e salvação eterna.
Deus criou o homem para viver eternamente na sua presença, em um lugar por Ele mesmo preparado.
A ALIANÇA COM ADÃO
p align=”justify”> TEXTO FUNDAMENTAL: GÊNESIS 3:15
“E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”.
A aliança feita com os primeiros pais foi uma aliança paterna, Deus os visitava na viração do dia, havia um relacionamento harmonioso entre Deus e o homem. Viviam em comunhão.
Antes de pecar Adão e Eva estavam na sua condição de inocência, sem pecado. Depois que pecaram a culpa e a consciência do pecado veio sobre eles, reconheceram que estavam nus e esconderam-se de Deus, usaram o recurso humano, fizeram vestes das folhas da figueira.
Definitivamente todas as vezes que olhassem para suas vestes, teriam a lembrança da sua condição de pecador.
Mas o Deus de amor, após a desobediência renova a aliança, providencia uma CONDIÇÃO DE VIDA para o homem (vida eterna). Deus providenciou vestes de pele de animal, o animal foi morto, houve o sacrifício, o sangue foi derramado, apontando profeticamente para Jesus, o Redentor, Aquele único capaz de devolver ao homem a condição antes estabelecida, uma vida eterna, sem pecado.
Em Gênesis 3:15 encontramos a primeira menção da vinda do Messias, que diz: “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
Jesus foi ferido no calcanhar quando na cruz do Calvário, derramou seu sangue e ressurgindo ao terceiro dia dentre os mortos, esmagando a cabeça do adversário.
“Tragada foi a morte na vitória” ( I Co. 15:54).
2- APLICAÇÃO PROFÉTICA
A morte do cordeiro é profética desde Adão (Ap. 13:8). Quando o animal foi morto para cobrir a nudez de Adão e Eva estava apontando profeticamente para morte do Senhor Jesus.
A pele que os cobriu foi obtida através do derramamento de sangue para que fossem resgatados.
A aliança do Senhor se renova a cada instante em nossas vidas através do sangue do cordeiro vivo que nos dá acesso à presença do Pai e nos conduzirá a eternidade.
O plano de salvação de Deus começou na eternidade e terminará na eternidade e só o sacrifício do Senhor Jesus nos conduzirá a esta vitória.
…“Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” (Jo 1:29)